Maringá recolhe 38 toneladas de materiais em imóvel na Vila Santa Izabel e aplica multa de R$ 2,3 mil

Após a notificação, o proprietário tem prazo de 15 dias, conforme legislação municipal, para executar os serviços de limpeza.

  • Nesta terça-feira, 10, as equipes da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) recolheram 38 toneladas de materiais em apenas uma residência na Vila Santa Izabel, na região Norte. O proprietário foi notificado pela Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda (Sefaz) para realizar a limpeza. Como não foi feita dentro do prazo previsto na lei, ele foi multado em R$ 2.353,50 e o município executou o serviço. A residência apresentava acúmulo de resíduos sólidos e mato alto. O proprietário já havia sido multado em anos anteriores pela má conservação do imóvel. Dessa vez, além da multa e cobrança pelo serviço executado, também foi aplicado fator multiplicador de 1,5 sobre o valor da última infração, conforme prevê a lei municipal n° 850/2010. 

    O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, destaca que o acúmulo e o descarte irregular de materiais causam prejuízos ambientais e danos à saúde da população. Além de potenciais criadouros do mosquito da dengue, os resíduos podem atrair animais como escorpiões e ratos.

    “É fundamental que a comunidade mantenha os quintais limpos e roçados. Além disso, nos casos de má conservação, é importante que seja realizada denúncia na Ouvidoria Municipal”, diz o secretário. As ocorrências podem ser registradas no aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, no site da Prefeitura ou pelo telefone 156.

    O município, por meio da Secretaria de Fazenda, realiza a fiscalização dos imóveis em mau estado de conservação. Após a notificação, o proprietário tem prazo de 15 dias, conforme legislação municipal, para executar os serviços de limpeza. Após o prazo, se o responsável não tiver realizado o serviço e comunicado o município, a notificação será convertida em auto de infração com aplicação de multa. Se após 15 dias da multa o proprietário não tiver realizado a limpeza, o município executará os serviços com a cobrança de taxas, além do valor da multa. O valor da taxa de roçada e da taxa de limpeza é atualizado anualmente. Para este ano, a taxa de roçada é de R$ 1,13 por metro quadrado realizado. A limpeza tem como referência o custo hora/máquina, de R$ 172,48, mais o custo da carga do caminhão, que é de R$ 258,72 por viagem. 

     Foto: PMM

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