Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Em 2025, o ensino estadual do Paraná contará com novidades importantes. A oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio será ampliada, com 5.950 vagas, um aumento de 138% em relação ao ano anterior. As áreas contempladas incluem eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Esses cursos terão duração de três anos e os alunos terão direito a transporte e alimentação.
Além disso, o programa Parceiro da Escola, que começou como projeto piloto em 2023, será ampliado para 82 escolas em 34 municípios. O programa visa melhorar a gestão e infraestrutura das escolas estaduais, com apoio de instituições privadas.
O governo também contratou 1.100 novos professores para atender disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Química. Além disso, a progressão na carreira de 10 mil docentes será implementada a partir de janeiro, com avanço para uma referência superior dentro da mesma classe.
Uma medida inédita será a entrega de kits escolares para todos os alunos da rede estadual. Os kits serão entregues antes do início do ano letivo e abrangem o Ensino Fundamental, Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento total na distribuição dos kits será de R$ 43 milhões.