Aulas começaram dia 5, mas kits escolares só começaram a ser entregues aos alunos nesta segunda. Educação trabalhou no fim de semana

  • Dos dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e do Ensino Fundamental público de Maringá consultados aleatoriamente pela reportagem na manhã desta segunda-feira (19/2), os alunos de apenas cinco unidades educacionais receberam de forma integral ou parcial os produtos dos kits escolares deste ano. As aulas na rede municipal de ensino começaram no dia 5/2.

    Nos outros cinco CMEIs e escolas municipais, as respostas foram basicamente as mesmas: as direções e coordenações pedagógicas pediram para não serem identificadas, que os materiais chegaram na sexta-feira (16), sábado (17), domingo (18) ou hoje (19/2) e que serão entregues aos alunos durante a semana.

    Uma diretora disse que naquele momento estava “abrindo as caixas e organizando o processo de distribuição. Não é possível entregar tudo de uma vez, para evitar confusão e pegar as assinaturas dos pais ou responsáveis pela retirada do kit”. Já no CMEI Zuleide Sanways Portes, parte dos materiais e uniforme foi entregue. “Só faltam os tênis”.

    No CMEI Alexandre e Sophia Rasgulaeff, no Jardim Alvorada, os materiais didáticos foram dados aos 375 alunos, mas os uniformes ainda não. Na escola Dr. Osvaldo Cruz, a informação foi que os kits chegaram no domingo e já foram distribuídos aos 580 alunos hoje. Na escola Victor Beloti, na Vila Morangueira, também foi distribuído.

    Os kits chegaram nas escolas Miriam Leite Palandri – Via Bosque, José de Anchieta – Zona 4, Gabriela Mistral – Vila Operária,  CMEI Afonso Vidal Cezar – Vila Morangueira e Padre Pedro Tanaka – Novo Horizonte, mas ainda não foram entregues aos alunos. A informação de todas as unidades é que o repasse será feito esta semana.

    A reportagem foi motivada por um e-mail enviado ao Maringá Post pelo pai de um aluno da Escola Municipal Padre Tanaka na manhã de hoje dizendo que seu filho não recebeu o kit e que estava “escrevendo em folhas avulsas e com lápis emprestado do professor”. Disse  que “estão dizendo que já chegou, mas me parece que é uma resposta ensaiada”.

    Feriado de Carnaval prorrogou prazo de entrega

    A gerente de Planejamento da secretaria municipal de Educação de Maringá, Rosângela de Souza de Aguiar, disse nesta segunda-feira que todos os kits dos 40 mil alunos serão entregues nas escolas, por uma força-tarefa que trabalhou na sexta, sábado, domingo e hoje.

    “O prazo para o fornecedor que venceu a licitação fazer a entrega de todos os kits era no dia 12 de fevereiro, mas devido aos feriados de Carnaval, a entrega só foi concluída no dia 15”, disse. Devido aos feriados, legalmente não houve atraso. Disse também que “nenhuma atividade pedagógica deixou de ser feita nesse período, pois as escolas têm reserva de material”.

    Veja aqui como são compostos os kits.

    • Com a colaboração do repórter Murillo Saldanha.

    Comentários estão fechados.