“Gestão de pessoas não é só para quem trabalha em RH”, afirma especialista

A entrevistada no “Papo de Carreira” desta terça-feira (24), foi a professora da PUC Londrina, Adriana Martello. Ela, que é especialista em gestão de pessoas, deu diversas dicas para o desenvolvimento das “soft skills” no mercado de trabalho.

Clique AQUI para assistir a live na íntegra no nosso instagram.

Mas o que são soft skills?

De acordo com a professora, existem dois campos de competência dentro de qualquer área profissional: as “hard skills” e as “soft skills”.

As hard skills são as capacidades técnicas, ou seja, aquilo que sabemos fazer. Já as soft skills são comportamentais, são baseadas e desnvolvidas na maneira de agir do profissional.

Martello explica que o equilíbrio entre essas duas competências é fundamental para qualquer pessoa, e das soft skills principalmente, pois elas estão presentes no dia a dia de todos, e vão além do mercado de trabalho e da profissão.

As dez soft skills mais requisitadas:

Em 2019 o Fórum Econômico Mundial elencou as dez soft skills mais queridas pelo mercado de trabalho, todas no mesmo grau de importância e interligadas:

  • Pensamento crítico 
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Resolução de problemas complexos
  • Coordenação, ligada a gestão do tempo
  • Inteligência emocional 
  • Capacidade de decisões
  • Negociação
  • Capacidade de servir
  • Flexibilidade cognitiva, ligada a resiliência

A professora Adriana explica que as soft skills podem ser desenvolvidas e estudadas, e não necessáriamente precisa-se de um investimento financeiro, já que hoje em dia existem vários cursos online e materiais gratuitos sobre o tema. Mas um investimento reflexivo e interesse do profissional em estudar e aprimorar essas capacidades, e em desenvolver o autoconhecimento é o que mais importa.

Apesar de todas as soft skills serem relevantes, a inteligência emocional auxilia no aprimoramento das demais, assim como o autoconhecimento. O desenvolvimento das soft skills ainda melhoram a comunicação e a linguagem corporal quando o autoconhecimento é aprofundado.

Martello diz que a nossa própria imagem também se engloba dentro desse desenvolvimento das soft skills, já que a primeira mensagem que passamos para quem tem contato conosco é a nossa imagem.

Professora Adriana ainda afirma que gestão de pessoas não é relevanta apenas para quem trabalha no RH de uma empresa. A gestão de pessoas está ligada diretamente com as soft skills, já que permeiam todas as relações humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.