Apenas 28% das empresas brasileiras têm estrutura eficaz para inovar, revela estudo nacional

Liderança engajada e cultura organizacional são fatores-chave para resultados mais consistentes, aponta levantamento com executivos de grandes empresas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Segundo o Benchmark Report 2025 – Governança de Inovação nas Corporações Brasileiras, conduzido pela Grant Thornton Brasil, Matchit e ABESA, apenas 28% das empresas brasileiras possuem uma estrutura considerada eficaz ou muito eficaz para inovar. O resultado foi obtido a partir de entrevistas com executivos de diferentes setores.

    O estudo ainda mostra que entre as empresas mais eficazes, 93% são as que possuem estrutura formalizada para inovação e 75% delas contam com patrocínio ativo da alta liderança.

    O estudo indica que empresas que conseguem equilibrar cultura, liderança e governança num ambiente que demanda inovação constante, estão entre as organizações de sucesso Essa será justamente a discussão promovida pelo IBEF-PR, em parceria com o IBGC, em evento que será realizado em Maringá, no dia 13 de agosto. O encontro reunirá lideranças empresariais e especialistas para discutir os caminhos possíveis diante da tensão entre controle e criatividade, em um mundo corporativo em transformação.

    Com o tema “Liderança e Cultura: Como enfrentar a tensão entre inovação e governança e criar ambientes que inspiram”, o evento contará com dois painéis centrais. O primeiro, intitulado “Liderança, Governança e Inovação: Crescendo na Tensão do Núcleo”, terá como palestrante Márcio Gonçalves, CEO do Sicoob Central Unicoob, com mediação de Elisia Franco, sócia fundadora da Evolution Company e professora da Unipar. Na sequência, o painel “ESG começa nas pessoas: Cultura, liderança e impacto real” será conduzido por Erike Almeida, presidente do Conselho da Tecnospeed, com mediação de Claudia Malschitzky, conselheira e coordenadora do Capítulo Paraná do IBGC.

    Para Rafael Alvino Gozer, vice-presidente do IBEF-PR para o Interior, a pesquisa escancara um ponto sensível nas organizações: a falta de estrutura e liderança consistente para sustentar a inovação de forma contínua.

    “Os dados mostram que a governança da inovação ainda é um desafio para a maioria das empresas no Brasil. A ausência de estruturas formais, metas claras e patrocínio efetivo da alta liderança limita o potencial competitivo de muitas organizações. O evento em Maringá vem justamente para provocar esse debate e conectar líderes com experiências práticas que inspiram ação e transformação”, explica o Vice-presidente.

    A iniciativa faz parte do plano estratégico do IBEF-PR para promover e fomentar a comunidade financeira no interior do estado. A ação conta com o patrocínio de Gaia Silva Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton, Sancor Seguros, Sicoob e PWC.

    Serviço:

    Data: 13/08/25

    Horário: das 18h30 às 20h50

    Local: Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM

    Endereço:  Auditório Miguel Kfouri – R. Ver. Basílio Sautchuk, 388 – Zona 01, Maringá – PR

    Associados IBEF-PR e IBGC: gratuito

    Não Associados: investimento de R$110.

    Link para inscrição.

    Comentários estão fechados.