Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A gestão do prefeito Eduardo Pimentel, em Curitiba, foi aprovada por 81% da população nos primeiros 100 dias de mandato. Os dados são de um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgado no domingo (14).
De acordo com o instituto, apenas 14,7% desaprovam a atual administração e 4,3% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa é a primeira avaliação pública da gestão de Pimentel, que assumiu a prefeitura em janeiro de 2025.
A aprovação do prefeito foi expressiva em todos os segmentos analisados. Entre os curitibanos de 25 a 44 anos, o índice chega a 82,3%. Entre pessoas com ensino médio, a aprovação é de 83,3%. A gestão também é bem avaliada por 84,7% do público feminino e por 76,7% do masculino.
Quanto à percepção sobre a qualidade da administração, 63,1% consideram a gestão boa ou ótima. Apenas 8,8% avaliaram como ruim ou péssima.
Durante os 100 primeiros dias, Pimentel afirma ter realizado 153 entregas para a cidade, o que representa uma média de 1,5 ação por dia. Entre os destaques, está o programa Curitiba de Volta ao Centro, voltado à revitalização da região central da cidade, com ações como o projeto Domingo no Centro.
Outras iniciativas incluem o Vale-Creche, voltado a famílias com renda de até três salários mínimos; o Vale-Qualificação, para capacitação profissional; e o transporte com tarifa zero para quem busca emprego via Sine Municipal, além da meia tarifa de R$ 3 aos domingos e feriados.
Na área de habitação, a gestão entregou 100 casas para famílias em situação de vulnerabilidade no Bairro Novo do Caximba. Também foram realizadas obras de mobilidade, como a modernização da Avenida Victor Ferreira do Amaral, a revitalização da Rua Emiliano Perneta e intervenções no Novo Inter 2, como a requalificação de vias no Capão da Imbuia.
A prefeitura também iniciou obras de macrodrenagem para combater enchentes nos rios Atuba e Mossunguê. Em parceria com o Governo do Paraná, foi assinado convênio para construção de duas trincheiras na Estação São Pedro, interligando os bairros Xaxim e Capão Raso.
Além disso, o prefeito autorizou concurso público para a Guarda Municipal, com 100 vagas previstas para este ano. A gestão também lançou o programa Especialidades em Ação, que amplia o acesso a consultas e exames pelo SUS municipal, e o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue, com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.