Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Após 18 dias de paralisação devido à falta de autorização especial, a carreta que transporta um transformador de 122 toneladas de Itaipu retomou sua viagem na terça-feira (11), mas foi novamente interrompida. O veículo foi parado no sudoeste do Paraná, em Pato Branco, após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) questionar a passagem da carreta sob uma passarela, devido à altura do veículo e do local.
A viagem começou em 18 de janeiro, com destino a Blumenau, Santa Catarina. No entanto, a carreta, que possui 124 rodas e quase 40 metros de comprimento, foi parada pela primeira vez em Bom Sucesso do Sul, por não ter a Autorização Especial de Transporte (AET). Após regularização da documentação e o pagamento de uma taxa de R$ 2,5 mil, o transporte foi retomado, mas novamente interrompido.
O transformador deve ser levado a Blumenau para passar por manutenção especializada, já que apresenta problemas desde 2023. A peça, que tem o objetivo de elevar a tensão produzida pelas unidades geradoras de Itaipu, é uma das maiores da usina, que possui 60 transformadores em operação.
O processo de transporte é complexo e envolve uma estrutura com caminhão plataforma de 39 metros, três metros de largura e 124 rodas, além de um caminhão auxiliar. Não há previsão para a conclusão da viagem, que originalmente deveria durar cerca de 20 dias.
A previsão é que o transformador seja reinstalado em Foz do Iguaçu em 2026.
Comentários estão fechados.