Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinalizou em sua ata a possibilidade de aumento da taxa Selic em 1 ponto percentual em março, caso o cenário de inflação se mantenha adverso. O comitê já havia elevado a taxa para 13,25% ao ano na última reunião, destacando o impacto da alta nos preços dos alimentos e da inflação no setor de serviços.
A ata também menciona que a inflação deve seguir acima da meta nos próximos seis meses, principalmente devido à pressão de preços no setor agrícola e industrial, agravada pela estiagem e aumento do preço das carnes. O Copom também aponta que o mercado de trabalho aquecido e a expansão do crédito são fatores que sustentam a demanda e contribuem para a inflação.
A análise do Copom ainda prevê que, caso o cenário se confirme, a inflação de 12 meses ultrapassará o limite superior da meta de inflação nos próximos meses, o que poderá levar ao descumprimento da meta. O comitê segue monitorando a atividade econômica e os efeitos da política fiscal e econômica, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, para ajustar sua estratégia monetária.