Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O cinema brasileiro acaba de alcançar um feito histórico! O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Para completar a festa, a atriz Fernanda Torres, protagonista da trama, também concorre ao prêmio de Melhor Atriz. Os anúncios, que estavam previstos para antes, mas foram adiados duas vezes devido aos incêndios em Los Angeles, foram finalmente divulgados na manhã desta quinta-feira (23).
A produção marca um momento inédito para o Brasil, sendo o primeiro filme do país a disputar a principal categoria da premiação, criada em 1927. Além disso, é o quinto longa brasileiro a concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional. Os antecessores foram: “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1995), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Central do Brasil” (1999), este último também dirigido por Walter Salles.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” narra a comovente história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, uma mulher que lutou incansavelmente pelo reconhecimento da morte de seu marido, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar no Brasil. A obra retrata a força e a resiliência de uma figura feminina em um dos momentos mais sombrios da história do país.
O sucesso de “Ainda Estou Aqui” não se restringe às indicações ao Oscar. O filme se tornou a produção nacional com a maior bilheteria desde o início da pandemia, arrecadando mais de R$ 73 milhões desde sua estreia em novembro e atraindo um público superior a 3,3 milhões de pessoas.
A trajetória vitoriosa do longa começou em setembro, com a conquista do prêmio de Melhor Roteiro no prestigiado Festival de Veneza. Desde então, o filme tem se destacado em diversos outros festivais internacionais e recebido aclamação da crítica em sua exibição em outros países. Recentemente, “Ainda Estou Aqui” também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, mas o prêmio ficou com o filme francês “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard.
Já Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro como melhor atriz.
A 97ª cerimônia do Oscar, que entregará as tão cobiçadas estatuetas, acontecerá a partir das 21h do dia 2 de março, com transmissão ao vivo pelo canal TNT e pelo streaming Max.
Comentários estão fechados.