GloboPlay anuncia série biográfica ‘Sócrates Brasileiro’ dirigida por Walter Salles Jr.

Compartilhar

Documentário em quatro episódios explora a vida e legado do ídolo do futebol e ativista político, com lançamento previsto para 2024

O Grupo Globo anunciou durante o evento Rio2C, voltado para profissionais do audiovisual, a série biográfica “Sócrates Brasileiro”. O documentário, que começou a ser filmado no ano passado, é dirigido por Walter Salles Jr. e tem lançamento previsto para 2024.

Em quatro episódios, a produção reúne depoimentos de familiares, amigos e personalidades do mundo do esporte, como Juca Kfouri, José Trajano e Walter Casagrande Jr., todos compartilhando suas memórias e visões sobre o icônico jogador e ativista político.

A série aborda a trajetória de Sócrates, desde sua infância em Ribeirão Preto e formação em medicina, até sua ascensão como ídolo do Corinthians e ativista político.

O documentário destaca o envolvimento do jogador com a Democracia Corintiana, movimento que transcendeu o ambiente do futebol e impulsionou mobilizações importantes, como as Diretas Já, que exigiam a retomada do direito ao voto para presidente da República durante o governo do general João Figueiredo.

Além de focar na vida e na carreira de Sócrates, Walter Salles Jr. também explora o legado deixado pelo atleta, que faleceu em 2011, aos 57 anos, em decorrência do alcoolismo. 

O documentário aborda a criação da categoria Sócrates, instituída pela premiação Bola de Ouro da revista France Football, que homenageia atletas engajados em questões sociais.

A primeira edição dessa categoria foi apresentada por Raí, irmão de Sócrates, que seguiu os passos do jogador tanto no futebol quanto no ativismo pela democracia.

Foto: Fifa


Compartilhar