Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O Paraná encerrou 2024 com resultados positivos no setor de turismo, destacando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. O aumento no número de visitantes nos principais pontos turísticos do Estado é um reflexo da infraestrutura de qualidade e da diversidade de atrativos. As informações constam no Boletim de Dados Turísticos divulgado pela Secretaria do Turismo do Paraná (Setu) nesta quinta-feira (16).
O Parque Nacional do Iguaçu foi o destino mais visitado do Estado, com 1.893.116 visitantes em 2024, superando os números de 2023. O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, teve um aumento de 41% no número de visitantes, enquanto o movimento na Ilha do Mel cresceu 18%. As Unidades de Conservação também registraram um crescimento médio de 2,3%.
A pesquisa foi realizada com dados coletados das gerências dos atrativos, secretarias municipais de turismo e informações das Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT). O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, destacou que o sucesso do setor é um reflexo da qualificação da infraestrutura turística do Estado, essencial para receber o grande número de visitantes.
Além disso, o Paraná superou a média nacional com um crescimento de 13,6% nas atividades e número de empresas ligadas ao setor de turismo em 2024. O Estado projeta alcançar resultados ainda mais expressivos em 2025, com campanhas de promoção no mercado brasileiro e internacional, especialmente na América do Sul e Europa.
Em Foz do Iguaçu, o Marco das Três Fronteiras teve um aumento de 3,7% nas visitações, enquanto o Parque das Aves registrou um crescimento de 2%. A Itaipu Binacional também teve a segunda maior visitação desde a pandemia, com 666.939 turistas. Em Curitiba, a Linha Turismo, que completou 30 anos, também teve um bom desempenho, com 18,3% mais visitantes que em 2022.
O litoral do Paraná, com destaque para o trem que liga Curitiba a Morretes, também registrou um crescimento de 58,2% nas visitações. A Ilha do Mel, outro ponto importante, teve 203.877 visitantes, um aumento de 18% em relação a 2023.
No interior do Paraná, o Museu de Paleontologia em Cruzeiro do Oeste e a Estância Pedra do Índio, em Ribeirão Claro, também atraíram grande número de turistas, consolidando-se como destinos relevantes para o turismo de aventura e de natureza.
O secretário Márcio Nunes reforçou que, para 2025, o Paraná planeja intensificar ações de promoção turística, visando atrair mais turistas internacionais e continuar expandindo o setor.