Crescimento do turismo: setor registra 5,4 mil novos empregos em 2023

Apenas no último mês analisado foram 986 novas vagas com carteira assinada.

  • Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    O bom desempenho do turismo paranaense no primeiro semestre, com aumento nas visitações e no fluxo de estrangeiros, tem reflexos diretos também na geração de empregos. Conforme os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Paraná criou 5.448 novos empregos nas Atividades Características do Turismo entre janeiro e agosto. Apenas no último mês analisado foram 986 novas vagas com carteira assinada.

    Os bons resultados foram puxados especialmente pelos “serviços de alimentação”. No acumulado do ano, serviços de alimentação lideraram as ofertas com 4.476 vagas, seguidos por alojamento (588), atividades desportivas e de lazer (413), transporte rodoviário (320), agências e operadoras (301), aluguel de automóveis (170) e atividades culturais (74).

    Em agosto, o segmento serviços de alimentação foi responsável pela criação de 583 postos de trabalho. Em seguida aparecem alojamento (153), transporte rodoviário (101) e agências e operadoras (51).

    “Sempre falamos que investir em turismo é gerar emprego e renda. E essa estatística do Ministério do Trabalho reflete claramente a crescente importância do setor para a prosperidade de nosso estado”, comentou o secretário do Turismo, Marcio Nunes.

    DE QUALIFICAÇÃO – Para quem busca um emprego relacionado à indústria do turismo, o Governo do Paraná está oferecendo oportunidade de qualificação profissional gratuita com o Programa Turismo em Foco, uma parceria da Secretaria do Turismo do Paraná com o Senac-PR, Sebrae-PR e outras instituições

    Ao todo, são 27 cursos ofertados, com opções em EAD e presencial, em diversos municípios do Estado. As opções vão desde organização de eventos, agentes de informações turísticas, garçons, marketing digital e muitos outros, com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas.

    A Setu espera qualificar algo próximo de 4 mil profissionais, que vão chegar ao mercado de trabalho com um repertório e noção de trabalho turístico bem mais amplo se comparado com outros profissionais que não tiveram essa oportunidade.

    Alguns cursos já têm alunos formados pelo programa, nas cidades de Nova Londrina e Porto Rico, noroeste paranaense.

    Comentários estão fechados.