Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, esteve em Belém (PA) entre os dias 16 e 19 de dezembro para acompanhar o andamento das obras financiadas pela usina e se reunir com o secretário extraordinário para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Walter Correa. Durante sua visita, participaram da inauguração do Mercado São Brás, reaberto no dia 18 de dezembro após revitalização financiada pelo governo federal, pela Itaipu e pela Prefeitura de Belém.
O investimento de R$ 1,3 bilhão da Itaipu visa a preparação da cidade para a COP30, prevista para novembro de 2025, e busca também deixar um legado para a comunidade local. Durante sua agenda, Carboni inspecionou as obras no Complexo Ver-o-Peso, que incluem a Feira do Açaí, o Mercado da Carne, o Mercado do Peixe, o Solar da Beira e as docas do Ver-o-Peso, todos projetos em parceria com a Prefeitura de Belém. Ele estava acompanhado pelo superintendente de Obras da Itaipu, Kleber da Silva, e pelo assessor especial da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Natalino Bastos dos Santos.
O diretor também acompanhou a implantação do Parque Linear das Docas, realizado pelo governo do estado com recursos da Itaipu, e visitou as áreas portuárias da Companhia das Docas do Pará, que serão utilizadas durante a COP30.
Além das obras de infraestrutura, que incluem pavimentação, saneamento e reformas em galpões para reciclagem (UVRs), a Itaipu está investindo em ações de educação ambiental e na promoção da transição energética para a COP30. O projeto inclui a instalação de 32 biodigestores em escolas municipais, assessoria técnica para implementação de 4 UVRs Modelo, a criação de um Centro de Inovação e Bioeconomia, e a construção do Complexo Vila Líderes e do Parque Urbano do Igarapé São Joaquim.
Em parceria com o Itaipu Parquetec, a empresa levará a Belém um modelo de barco sustentável movido a hidrogênio. Carboni destacou a importância da Floresta Amazônica no ciclo das águas, que abastece a Bacia do Paraná, responsável pela geração de energia na hidrelétrica. Ele ressaltou que a missão da Itaipu, que inclui o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social e ambiental, busca compartilhar na COP30 exemplos de ações socioambientais bem-sucedidas, como a gestão territorial e o Programa Itaipu Mais que Energia.
Galeria de fotos
Fotos: Stela Guimarães/Itaipu Binacional
Comentários estão fechados.