BlaBlaCar mantém serviços no Paraná até 30 de dezembro e busca reverter a proibição

A medida proíbe o BlaBlaCar de oferecer caronas com origem ou destino no Paraná, que seria o primeiro estado do mundo a suspender o aplicativo.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Nesta segunda-feira (23), a empresa BlaBlaCar emitiu uma nota para esclarecer que vai manter os serviços no Paraná até o dia 30 de dezembro. A decisão foi tomada após a Justiça determinar a suspensão temporária das atividades no estado.

    A medida proíbe o aplicativo BlaBlaCar de oferecer caronas com origem ou destino no Paraná. A decisão tem caráter liminar, ou seja, é provisória, e ainda cabe recurso.

    A empresa argumenta que a decisão da Justiça é difícil de ser implementada e, por isso, dará continuidade às atividades até o final do mês “por respeito aos usuários com viagens já planejadas”.

    “A plataforma suspenderá as atividades de carona no Paraná apenas a partir de 30 de dezembro. A empresa reconhece a importância dessas viagens e está comprometida em garantir que seus membros possam contar com o serviço durante esse período tão importante”, reforçou.

    A BlaBlaCar afirmou que recorrerá da decisão assim que for oficialmente notificada. A empresa acredita que houve um mal-entendido em relação ao uso do aplicativo e ressaltou que o Paraná seria a primeira região do mundo a suspender suas operações.

    Além disso, a BlaBlaCar frisou que não é concorrente do setor de ônibus, mas sim uma opção complementar. A plataforma permite a integração entre caronas e transporte público, oferecendo viagens para destinos que não são atendidos por linhas de ônibus. Por isso, a suspensão das atividades poderia afetar milhares de pessoas, principalmente em regiões sem transporte público adequado.

    “Para muitos desses usuários, a carona solidária não é apenas uma opção conveniente, mas também a única alternativa viável de viagem, já que quase 1.000 rotas atendidas por caronas não possuem cobertura por outros meios de transporte”, afirmou.

    Por fim, a plataforma se mostrou disposta a arcar com as consequências financeiras necessárias para cumprir seu compromisso com os usuários e afirmou que está trabalhando para reverter a decisão.

    DECISÃO DA JUSTIÇA

    A Justiça determinou a suspensão das atividades do aplicativo BlaBlaCar no Paraná, após decisão da juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Na plataforma, motoristas não profissionais podem oferecer caronas em viagens de longa distância e cobrar por elas.

    A liminar foi concedida nesta segunda-feira (16), a pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar), que alegam que o aplicativo promove transporte intermunicipal de passageiros sem a devida autorização pública.

    Na decisão, a magistrada apontou a plausibilidade do argumento de que o BlaBlaCar atua de forma irregular no transporte coletivo intermunicipal, uma vez que não possui a devida delegação do poder público para operar.

    Comentários estão fechados.