Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, foi o responsável pelas explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta quarta-feira (13). De acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles, Francisco, que usava o codinome ‘Tiu França’ nas redes sociais, morava em Rio do Sul (SC) e se candidatou a vereador pelo município catarinense em 2020. Ele recebeu 98 votos, mas não foi eleito.
Relatos indicam que Francisco, através de suas redes sociais, publicava mensagens de teor ameaçador, sugerindo ataques com explosivos contra figuras políticas que ele classificava como “comunistas de merda”. Segundo informações, ele fez referências a personalidades como William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso, ameaçando-os em uma série de postagens.
No local da explosão, o corpo de Francisco foi encontrado em estado desfigurado, com lesões graves na cabeça e na mão direita. Partes dos seus restos mortais foram arremessadas a metros de distância.
Francisco também chegou a mencionar um “prazo” para o fim do que chamou de “jogo”, indicando a data de 16/11/2024, em publicações repletas de linguagem provocativa e instruções ameaçadoras.
A explosão inicial, ocorrida no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, foi acompanhada por estrondos que reverberaram em vários pontos da Praça dos Três Poderes.
Confira alguns prints
Fotos: Reproduções