Educação abre 2 mil vagas para formação continuada de professores na rede estadual

Edital lançado pela Secretaria de Educação define processo seletivo para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2025.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Secretaria de Estado da Educação (SEED) lançou nesta quarta-feira (6) o Edital nº 138/2024 – GS/SEED, com detalhes do processo seletivo para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2025, que oferecerá 2 mil vagas para professores da rede pública estadual. O edital, divulgado pela Agência Estadual de Notícias, estabelece os critérios para a seleção interna de docentes do Quadro Próprio do Magistério (QPM), com foco em aprimorar metodologias e práticas pedagógicas dos profissionais de Classes 8 a 11, Nível II da carreira.

    As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Consulplan, até as 16h do dia 22 de novembro. O edital enfatiza a responsabilidade dos candidatos em acompanhar todas as etapas e publicações relacionadas ao processo.

    Fases do processo seletivo para o PDE 2025:

    1. Prova Objetiva: Com caráter eliminatório e classificatório, esta etapa será composta por questões sobre Fundamentos da Educação e conhecimentos específicos da área de atuação do candidato. A prova ocorrerá no dia 15 de dezembro, com duração de 3h30, e os locais de realização serão divulgados em 9 de dezembro no site do Instituto Consulplan. Para avançar, o candidato precisa obter, no mínimo, 50 pontos e estar classificado em até cinco vezes o número de vagas por disciplina.
    2. Prova Didática: Para esta fase, os candidatos classificados deverão apresentar uma aula gravada ou um plano de ação, conforme especificado por disciplina. A gravação deve ter entre 10 e 12 minutos, e cabe aos candidatos garantir a qualidade técnica do vídeo. A soma das notas das duas fases será publicada no portal da SEED e no site do Instituto Consulplan, encerrando o processo.

    O PDE 2025 é promovido pela SEED em parceria com instituições de ensino superior e oferece atividades a distância, além de práticas presenciais voltadas à aplicação de projetos. As formações ocorrerão, preferencialmente, nas unidades escolares dos professores ou em núcleos e entidades parceiras. Durante o programa, os professores deverão manter suas atividades regulares, conciliando-as com as atividades do PDE.

    A previsão para a divulgação do resultado final, que somará as notas das duas etapas, é para o início de 2025. Mais informações e o edital completo podem ser acessados no site do Instituto Consulplan, onde os candidatos também encontrarão o formulário de inscrição e atualizações sobre o processo.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.