Paraná registra aumento na contratação de temporários para o fim do ano

Setores de turismo, comércio e serviços se destacam com oportunidades de emprego sazonal, refletindo a recuperação econômica.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Com a aproximação do fim do ano, o mercado de trabalho no Paraná se aquece com a abertura de vagas temporárias, principalmente nos setores de turismo, comércio e serviços. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR indica que 20,3% dos empresários planejam contratar temporários, um aumento em relação aos 15% do ano passado.

    O setor de turismo lidera as contratações, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas. O comércio segue com 22,9%, e as prestadoras de serviços com 13,7%. Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, destaca o otimismo no mercado, que reflete um crescimento econômico e a possibilidade de efetivação desses trabalhadores nas empresas.

    A maioria das empresas (66,6%) pretende contratar até cinco pessoas, com as principais vagas sendo para atendente geral (38,9%), vendedor (27,8%), e auxiliar de cozinha (12,5%). A Black Friday também impulsiona 9,8% das contratações temporárias.

    Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, observa que essa movimentação é resultado de investimentos em políticas públicas e na qualificação profissional do turismo. Ela ressalta a importância de personalização e profissionalismo para garantir uma experiência de atendimento de qualidade ao cliente.

    Quanto às qualificações exigidas, o Ensino Médio é necessário em 59,7% das vagas, enquanto 31,9% não requerem escolaridade. A maioria das posições (54,9%) exige experiência prévia, com 32,4% demandando até seis meses de prática. Para quem busca uma oportunidade no mercado, as vagas temporárias são promissoras, já que 91,6% dos trabalhadores temporários têm chance de efetivação, servindo como uma porta de entrada para contratações permanentes.

    Comentários estão fechados.