Curitiba terá 2º turno para definir novo prefeito: Eduardo Pimentel e Cristina Graeml seguem na disputa

Eduardo Pimentel liderou a votação com 33,51% dos votos válidos. Cristina Graeml ficou logo atrás, com 31,17%.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Após o fechamento das urnas em Curitiba, os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) se preparam para a disputa do segundo turno das eleições municipais de 2024.

    O resultado, que saiu às 19h30 deste domingo, 6 de outubro, mostrou uma corrida acirrada pelo cargo de prefeito da capital paranaense, com 100% das seções apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Resultado do Primeiro Turno

    Eduardo Pimentel liderou a votação com 33,51% dos votos válidos, o que representa um total de 313.347 votos. Cristina Graeml ficou logo atrás, com 31,17%, somando 291.523 votos, uma diferença de pouco mais de 21 mil votos entre os dois candidatos.

    Outros concorrentes que marcaram presença no pleito foram Luciano Ducci (PSB), que conquistou 19,44% dos votos (181.770 votos), seguido por Ney Leprevost (União), com 6,49% (60.675 votos), e Luizão Goulart (Solidariedade), que obteve 4,41%.

    Maria Victoria (PP), filha do maringaense Ricardo Barros, obteve apenas 2,19%; o ex-governador Roberto Requião (Mobiliza) terminou a disputa com 1,83%; Professora Andrea Caldas (PSOL), com 0,86%; Samuel de Mattos (PSTU), com 0,06%; e Felipe Bombardelli (PCO), com 0,04%.

    Perfis dos candidatos

    Cristina Graeml (PMB)

    Natural de Curitiba, Cristina Graeml, de 54 anos, é jornalista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com uma longa carreira na televisão, onde trabalhou como repórter por 26 anos, Graeml agora se destaca como colunista e comentarista política. Disputa a eleição municipal pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), sem coligações, e tem como candidato a vice-prefeito Jairo Ferreira Filho, também do PMB.

    Eduardo Pimentel (PSD)

    Eduardo Pimentel, de 40 anos, é administrador e atual vice-prefeito de Curitiba. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos de destaque na administração pública, incluindo a posição de Secretário de Estado das Cidades e diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba. Sua chapa para a prefeitura conta com Paulo Martins (PL) como vice, e o apoio de uma ampla coligação formada por partidos como PL, Novo, MDB, Republicanos, Podemos, Avante, e PRTB.

    Números gerais da eleição

    A votação em Curitiba totalizou 1.028.810 eleitores, dos quais 87,2% dos votos foram válidos, contabilizando 897.159 votos. Foram registrados 79.288 votos em branco (7,71%), e 50.549 votos nulos (4,91%). Além disso, 1.814 votos foram anulados sob judice, representando 0,17% do total.

    Segundo Turno

    Com a definição do segundo turno marcada para o dia 27 de outubro, os curitibanos voltarão às urnas para escolher entre Eduardo Pimentel e Cristina Graeml.

    Ambos os candidatos intensificarão suas campanhas, buscando conquistar os eleitores que optaram por outros nomes no primeiro turno. Expectativa é grande também em relação aos possíveis que Pimentel e Graeml poderão conquistar junto aqueles que disputaram a prefeitura no primeiro turno.

    Comentários estão fechados.