Resíduos de construção civil serão usados na manutenção de estradas rurais de Maringá

Novo complexo vai reduzir em até 80% os custos com resíduos e fornecer materiais para infraestrutura urbana e rural.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Prefeitura de Maringá está finalizando a construção da Usina de Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). O complexo será utilizado para transformar resíduos de obras públicas e privadas em materiais destinados à manutenção de estradas rurais, além de produzir itens como pó de pedra, tampas de caixas de drenagem e materiais de meio-fio, que serão aplicados na infraestrutura urbana.

    O projeto prevê a redução de até 80% nos custos de manutenção das estradas rurais. A usina, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, será instalada na Pedreira Municipal e, inicialmente, processará resíduos gerados em reformas e demolições de prédios públicos, praças e calçadas.

    A população também poderá colaborar com o projeto por meio do programa ‘Ecorreto’, desenvolvido pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM). O programa prevê a criação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais fechados e seguros onde serão recebidos materiais de construção civil, resíduos de jardinagem e inservíveis domésticos. O primeiro PEV será instalado no Jardim Madrid e está em fase de licitação.

    Comentários estão fechados.