O papel da liderança na formação de valores

A liderança de sucesso, aquela que gera resultados consistentes e equipes engajadas, nasce de uma consciência profunda sobre o papel do líder como um exemplo vivo dos valores e da cultura organizacional.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Qual a sua missão como líder? Que tipo de líder é você? Hoje eu inicio meu artigo com essas duas perguntas.

    Há mais de 20 anos que atuo com líderes e observo que sempre houve investimentos na capacitação das lideranças, mas poucas mudanças no comportamento dos líderes.

    Por muito tempo me questionei sobre o porquê dessa distância entre o discurso e a prática dentro das empresas.

    Foi então que eu percebi que desenvolver líderes não se trata apenas de um programa de seis meses de desenvolvimento ou de uma semana completa de treinamentos sobre o que é ser líder, estilos de liderança e quais são as ferramentas da liderança, claro que esses temas são importantes, mas, eu sentia que devíamos ir além.

    A partir dessa reflexão me comprometi a ensinar muito mais do que encontrava no mercado, eu decidi que iria incluir nos meus programas de desenvolvimento a importância da consciência do papel do líder na construção de valores e resultados dentro das equipes.

    Afinal, qual é o tipo de liderança que você vem exercendo?

    Ser líder não é apenas ocupar uma posição de destaque dentro de uma organização ou ser responsável por gerenciar uma equipe. Liderança vai além de técnicas e ferramentas, ela reflete os valores, crenças e principalmente a maneira como a empresa na qual você está inserido busca os resultados.

    A liderança de sucesso, aquela que gera resultados consistentes e equipes engajadas, nasce de uma consciência profunda sobre o papel do líder como um exemplo vivo dos valores e da cultura organizacional.

    Desenvolver líderes autênticos e conscientes requer uma abordagem mais profunda, que conecta o indivíduo a uma jornada de autorresponsabilidade e autoconhecimento. Um líder só consegue impactar sua equipe verdadeiramente quando ele próprio está em sintonia com seus valores e é capaz de vivê-los no cotidiano, com consistência.

    Eu me comprometi a incluir em meus programas de liderança uma abordagem que vai além das técnicas, que toca a essência do ser humano. Nessa jornada, empoderamos líderes a se reconectar com seus propósitos e a entender como essa clareza de propósito pode transformar a forma como lideram e inspiram suas equipes.

    Quando o líder entende sua missão, ele se torna um farol de valores e resultados, e isso é percebido não apenas pelos resultados financeiros, mas pelo impacto positivo que gera nas pessoas ao seu redor.

    A verdadeira questão não é apenas se você é um bom líder, mas se você está disposto a liderar a partir de um lugar de integridade, propósito e consciência. A partir desse ponto, as transformações não só acontecem, como reverberam por toda a organização.

    Então, volto às perguntas iniciais: Qual a sua missão como líder? Que tipo de líder você é? A resposta para essas questões não está em um curso ou em um manual, mas na sua disposição em olhar para dentro e alinhar seu comportamento àquilo que você realmente acredita.

    Por fim, gostaria de terminar com essa frase:

    “Liderar não é impor. É despertar no outro o desejo de fazer.”

    Image 121

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.