Por que estratégias se perdem no meio do caminho?

Para implantar estratégias que gerem resultados, é preciso aprimorar a Cultura Organizacional do seu negócio. Entenda como isso funciona.

  • Para implantar estratégias que gerem resultados, é preciso aprimorar a Cultura Organizacional do seu negócio. Entenda como isso funciona.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @gpointstudio

    Você já definiu diversas estratégias para o crescimento do seu negócio, mas não conseguiu colocar em prática e ter o sucesso desejado?

    Por que isso acontece? Por que estratégias se perdem no meio do caminho? “A cultura come a estratégia no café da manhã”, Peter Drucker, o pai da administração moderna, ficou muito famoso por essa frase. Drucker sempre considerou a cultura de uma organização o primeiro pilar de qualquer ação da empresa.

    Toda empresa tem cultura, uma empresa é uma Pessoa Jurídica, assim como as pessoas, as empresas também possuem almas! Qual é a alma das empresas? A Cultura.

    Qual é a cultura da organização e como essa cultura tem alinhamento com a estratégia do seu negócio para que pessoas e resultados tenham convergência de propósito?

    A Cultura Organizacional, conceitualmente, é o conjunto de crenças, normas, regras, valores que permeiam o contexto das organizações. Retomando a frase de hoje, a cultura come a estratégia no café da manhã porque as estratégias vão continuar se perdendo enquanto não houver um alinhamento com a cultura da sua empresa. Se a cultura da empresa não favorece e não está alinhada com os objetivos definidos na estratégia, nada vai dar certo!

    Um exemplo claro é que não adianta você querer criar diversas inovações de um dia para o outro em uma cultura que é de zona de conforto, ou seja, na qual a empresa e colaboradores não assumem riscos e desafios.

    Para além disso, é preciso que a cultura organizacional seja valorizada e relembrada diariamente, desde o primeiro dia do colaborador até o último. Na Trianon RH e Negócios, realizamos um processo de onboarding que já prepara a chegada do novo colaborador e conta com uma imersão na nossa cultura organizacional, passando por nossas crenças, valores e visão.

    Uma boa cultura organizacional melhora o desempenho do ambiente de trabalho e suas práticas cotidianas, motivando os colaboradores e ajudando no crescimento da empresa, é eficiência! Enquanto uma cultura fraca ou “ruim” pode afetar a organização no geral, influenciando na produtividade e até mesmo na taxa de turnover. É por isso que as estratégias se perdem, por não serem estruturadas na cultura da empresa, sem esse passo principal não existem bons resultados.

    Tem um refrão de uma música do Raul Seixas que eu gosto muito e acredito ser verdadeira: “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é uma realidade”. Assim também é na sua empresa, não basta que você sonhe sozinho para o sucesso, é preciso que todos que estejam envolvidos na empresa também sonhem junto com o progresso para que ele se torne realidade.

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