Redução de emissão de gases de efeito estufa é foco de inventário no Sebrae/PR

Sebrae/PR reduz sua pegada de carbono em 4,9% em 2023, emitindo 482 toneladas de CO2 equivalente no último ano.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    Para entender o impacto de sua atividade no meio ambiente e alcançar maior eficácia em ações de sustentabilidade, o Sebrae/PR concluiu um levantamento dos gases de efeito estufa emitidos na atmosfera durante os trabalhos realizados no último ano.

    Em 2023, a instituição teve uma pegada de carbono de 482 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e), medida que representa todos os gases do efeito estufa emitidos, de forma consolidada e simplificada. Esse número representa uma diminuição de 4,9% em relação às 507 toneladas de CO2e, em 2022.

    Como uma das ações para mitigar o impacto, a instituição vem realizando a aquisição integral de créditos de carbono, como está definido no Protocolo de Kyoto, tratado internacional ambiental criado em 1997.

    O relatório foi elaborado tomando por base a presença e a realização de atividades em 19 cidades paranaenses com sede ou escritório do Sebrae/PR, em 2023. Os pontos considerados vão desde emissões associadas ao uso de energia elétrica, viagens áreas e deslocamento dos colaboradores, por exemplo.

    Além disso, a estratégia tem como norte o GHG Protocolo, abreviação para “greenhouse gas” (em português, gases do efeito estufa), metodologia utilizada para entender, quantificar e gerenciar as emissões.

    “Investimentos de infraestrutura, de modernização dos espaços, substituições de lâmpadas e reformas, são ações realizadas para ter esse ganho sustentável. Um exemplo está no consumo da energia elétrica, onde tivemos uma redução de 33% de 2022 para 2023. Além disso, no ano passado as atividades foram intensificadas ao voltar da pandemia e essa redução demonstra a nossa preocupação com o meio ambiente”, afirma o consultor do Sebrae/PR, Joelson Carvalho Jorge.

    Esse olhar voltado para minimizar os impactos tem gerado resultados positivos, o que levou a instituição a conquistar prêmios. O mais recente foi o reconhecimento do Melhores em Gestão, na categoria Prata, promovida pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que analisou organizações que estimularam o desenvolvimento e a evolução da gestão, com foco em ações mais sustentáveis, com cooperação e geração de valor para a sociedade, no ano de 2023.

    Unnamed 34
    Instituição possui pontos de carregamento para carros elétricos. Foto: Adriano Oltramari.

    Outro destaque foi o Selo Clima Paraná, na Categoria A – Mercado Interno, mais alto nível de reconhecimento cedido pelo Governo do Paraná para instituições e empresas, públicas ou privadas, que possuem boas práticas de preservação dos recursos naturais.

    Feira do Empreendedor 2024

    Organizada pelo Sebrae/PR, o evento será marcado também pelo compromisso com a sustentabilidade, destacando-se pelo conceito de “Lixo Zero” e pela gestão de resíduos. Ainda será realizado um inventário das emissões, com planos de compensação para alcançar impacto de carbono zero. Materiais recicláveis serão priorizados, e expositores receberão orientações para adotar práticas responsáveis, com foco em inovação e meio ambiente, além da confecção de 200 bolsas reutilizáveis criadas a partir de lonas.

    “Como Sebrae/PR, nosso papel é ser um parceiro estratégico dos empreendedores, oferecendo ferramentas e conhecimento para que possam construir negócios mais competitivos e sustentáveis. A Feira do Empreendedor, evento que promove a inovação e o empreendedorismo, é a oportunidade também para demonstrar na prática como a sustentabilidade pode ser integrada ao dia a dia das empresas. Ao adotarmos uma gestão de resíduos eficiente e incentivarmos a participação de expositores com práticas sustentáveis, estamos dando um passo importante para termos um modelo de evento sustentável e inspirar outros organizadores a seguirem o mesmo caminho”, comenta o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.

    De 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos, como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também haverá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócios e acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

    Comentários estão fechados.