Paraná libera vacinação contra a covid para crianças de 3 e 4 anos

A vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 e 4 anos foi liberada pela Anvisa após comprovação da eficácia dos estudos preliminares.
Foto: Gilson Abreu / AEN

O Paraná liberou nesta terça-feira (19) o início da vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19. O Ministério da Saúde encaminhou uma Nota Técnica, que orienta como será esse processo.

O público desta faixa etária vai receber o imunizante Coronavac/Butantan, com intervalo de 28 dias entre a aplicação da primeira e da segunda dose. Já as crianças com mais de 5 anos receberão o imunizante da Pfizer.

O estado também reforça que haverá prioridade da vacinação para crianças imunocomprometidas, seguida pela imunização de maneira decrescente.

A aplicação nesse público foi liberada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após a comprovação da eficácia dos estudos preliminares. Para crianças de 3 anos ou mais, a vacina CoronaVac começou a ser utilizada em diferentes partes do mundo em 2021. Entre os países que aprovaram a sua utilização para o público infantil estão China, Hong Kong, Indonésia, Chile, Equador, Camboja e Colômbia.

Os municípios do Paraná têm cerca de 290 mil doses em estoque. A orientação do governo federal é para que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos.

Dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias do Paraná.