Paraná acelera abertura de empresas com sistema digital e desburocratização

Com tempo médio de 9 horas para abertura de empresas, Paraná se destaca como o segundo estado mais rápido do país. Programas como Empresa Fácil e Descomplica Paraná agilizam processos e eliminam licenças para atividades de baixo risco.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O Paraná se destaca como o segundo estado mais rápido do Brasil para a abertura de empresas, com um tempo médio de 9 horas e 23 minutos em agosto de 2024. O estado utiliza o sistema digital Empresa Fácil e o programa Descomplica Paraná para desburocratizar processos empresariais, permitindo que todos os procedimentos de abertura, alteração e fechamento de empresas sejam feitos de forma online. O relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) mostrou que, em agosto, foram processadas 6.472 solicitações.

    Com o Decreto nº 3.434, conhecido como Decreto do Baixo Risco, o governo estadual dispensou 771 atividades de licenciamento, acelerando ainda mais a abertura de empresas consideradas de baixo risco. Esse avanço coloca o Paraná à frente de estados como Tocantins, Piauí e Pernambuco, onde os processos são mais lentos. Em 2019, o tempo médio no Paraná era de mais de 8 dias, o que demonstra a evolução da gestão.

    Além da agilidade nos serviços, a Jucepar registrou um aumento de 15% nas receitas totais no primeiro semestre de 2024, alcançando R$ 29,4 milhões, comparado a R$ 25,4 milhões no mesmo período de 2023. Parte desse montante foi repassada à Secretaria da Fazenda, garantindo o cumprimento dos repasses constitucionais ao tesouro estadual.

    Outro ponto de destaque é o tempo de consulta e viabilidade do nome de empresas no Paraná, que foi o menor do ano, com apenas 32 segundos. O tempo de registro de uma nova empresa também é o mais rápido de 2024, com uma média de 1 hora e 21 minutos.

    Comentários estão fechados.