Por Reuters
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Nesta sexta-feira, Paris deu início à Olimpíada com uma cerimônia extravagante às margens do rio Sena, que começou com a soltura de fumaça nas cores da bandeira tricolor da França. Multidões enfrentaram longas filas nos controles de segurança e chuvas fortes para assistir ao evento, que contou com uma flotilha de balsas transportando mais de 6 mil atletas. A cerimônia, com duração prevista de quatro horas, incluiu apresentações da cantora Lady Gaga e de dançarinos.
A operação de segurança para o evento é a mais rigorosa já vista em tempos de paz na França, com cerca de 45 mil policiais e milhares de soldados mobilizados. O espaço aéreo da Grande Paris foi fechado e atiradores de elite foram posicionados em prédios ao redor da cidade. Jean Landerretche, um bioquímico de 19 anos, afirmou não se sentir inseguro devido à presença massiva das forças de segurança.
No entanto, a febre olímpica tem gerado alguns desafios. Moradores de Paris expressaram descontentamento com o fechamento de ruas no centro da cidade, enquanto comércios locais relataram perdas nas vendas. Elise Boukorrass, de 17 anos, relatou estar “superanimada” apesar das checagens demoradas.
Alguns visitantes, como Julie Tourtet, de 27 anos, uma voluntária dos Jogos, estão entusiasmados com o espírito olímpico e a grande festa prometida. Entretanto, nem todos estão satisfeitos. Yi, uma residente chinesa, decidiu deixar o local devido à grande quantidade de pessoas que bloqueava a visão do rio, preferindo assistir ao evento pela TV.