Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Nesta segunda-feira (24), a cantora e compositora Marisa Monte foi agraciada com o título de doutora honoris causa pela USP (Universidade de São Paulo).
O “Doutor Honoris Causa” é considerado a máxima distinção concedida por uma universidade. O título é atribuído a pessoas famosas, de projeção nacional ou internacional, que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das Ciências, Artes, Cultura ou outros campos.
A honraria, aprovada pelo Conselho Universitário no final de 2023, foi fundamentada “pela qualidade do seu trabalho artístico, sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação”.
A cerimônia de entrega do título, marcada para as 15h no auditório do centro de difusão internacional da universidade, foi um momento de celebração e reflexão. Em seu discurso de agradecimento, Marisa afirmou:
“Receber esse título é uma prova de que a arte tem o poder de impactar vidas, de despertar consciências e de promover mudanças. É um reconhecimento não apenas na minha trajetória artística, mas também ao poder da música como ferramenta de educação”.
A cantora também destacou a importância de valorizar a arte e a educação como pilares fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e solidária.
“Esse título é de todos aqueles que acompanharam o longo da minha carreira, que acreditaram em mim e que se emocionaram com a minha arte. Que possamos continuar a valorizar a arte, a educação, a cultura, construindo um mundo mais sensível, mais inclusivo e mais solidário”, completou.
A artista publicou o vídeo de seu discurso nas redes sociais. Assista a seguir:
Além de sua contribuição artística, Marisa Monte é embaixadora do Programa USP Diversa, dedicado à captação de recursos e financiamento de bolsas de permanência estudantil para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Sua atuação como defensora das artes, da democracia e da educação foi fundamental para a concessão deste título.
Entre os presentes na cerimônia estavam seus colegas de música Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, companheiros de Marisa no trio Tribalistas. Personalidades políticas e culturais também prestigiaram o evento, incluindo a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, o presidente da Embratur Marcelo Freixo, o senador Randolfe Rodrigues, o músico Roberto de Carvalho, o ministro do STJ Benedito Gonçalves, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan.
Com a concessão deste título, Marisa Monte se torna a terceira mulher a receber tal honraria em toda a história da USP, ao lado de Eveline Du Bois Reymond Marcus (zoóloga e desenhista alemã) e Maria da Penha Maia Fernandes (líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres).
Comentários estão fechados.