Selo Qualidade no Turismo do Paraná é entregue a 22 empresas de Maringá. Saiba quais são

Por: - 15 de março de 2019
Interior da Casa da Mãe Joana em Maringá, uma das 22 empresas da cidade a receber o Selo Qualidade Turismo do Paraná / Jefferson Ohara

Na tarde desta sexta-feira (15/3) na sede do Sebrae/PR em Curitiba, 118 empresas foram agraciadas com o Selo Qualidade no Turismo do Paraná. O reconhecimento foi dado a 22 empresas de Maringá. A chancela incentiva a melhoria da competitividade e reconhece empreendimentos de micro e pequeno porte que investem em gestão e qualidade.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.

Nos últimos dois anos, 230 micro e pequenas empresas participaram do Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. Indicadores levantados durante a aplicação da metodologia apontam que, em 2017 e 2018, houve aumentos médios de 27% na carteira de clientes e 22% de faturamento entre as participantes do Programa em todo Paraná.

O processo de implementação de melhorias na empresa à certificação pode durar até dois anos. Tudo começa com um diagnóstico, que origina um relatório com o plano de inovação e melhorias. Além das capacitações específicas, também são promovidas ações coletivas com o grupo participante do Programa.

“Pegamos um aspecto que é comum a todos, como inovação, por exemplo, para trabalhar coletivamente. Também são realizadas viagens a destinos semelhantes, para que os empreendedores se inspirem com as melhores práticas no seu segmento”, explica a consultora do Sebrae/PR Patrícia Albanez.

Além do aumento de sua carteira de clientes, 100% das empresas participantes aderiram a ações de sustentabilidade e responsabilidade social.

Do Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), um dos 60 núcleos da instituição, onze empresas conquistaram o selo.

Fundado em março de 2017, o Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo tem como finalidade network entre as empresas participantes, para que desenvolvam ações conjuntas, atendendo às propostas e critérios do Selo de Qualidade no Turismo.

O Atari Bar recebeu o selo pelo quarto ano consecutivo. O estabelecimento faz parte do Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo desde 2017 e recebe turistas frequentemente, principalmente aos finais de semana.

Segundo a sócia Gimena Comarella Dipp, o selo é resultado do esforço coletivo da equipe. “É importante ter todos trabalhando em busca de um objetivo, há um espírito de equipe, além do orgulho de vestir a camisa de uma empresa que busca padrões de qualidade”, diz.

O restaurante De Los Mares ingressou no Núcleo Setorial de Qualidade no Turismo em maio de 2018. O estabelecimento recebe diversos turistas, apreciadores e curiosos pela culinária peruana. “O selo mostra a força que o núcleo tem, desenvolvendo um trabalho cooperativo e seguindo os critérios do selo”, afirma o proprietário do restaurante, Helder Yoshida.

Selo é entregue a 22 empresas de Maringá

  • Vqv Eventos
  • Restaurante de Los Mares
  • Rock Temakeria
  • Seu Barnabé Hamburgueria e Bar
  • Albadore Ristorante e Pizzeria
  • Atari Bar
  • Boteco do Neco
  • Budega 18
  • Bússola Eventos
  • Casa da Mãe Joana Hamburgueria
  • Casa de Bamba
  • Grandtour Viagens E Turismo
  • Hotel Astória
  • Hotel Golden Ingá
  • Hotel Ipiranga
  • Ingá Vans
  • King Konfort Hotel
  • Della Re
  • Eden Beer
  • Panificadora Holandesa
  • Fashion Hall
  • Valtur