Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Nesta terça-feira (18), uma operação coordenada entre a Polícia Federal e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) resultou na interceptação de um helicóptero carregado com aproximadamente 243 quilos de cocaína em Jaguapitã. A informação foi divulgada pela Agência Estadual de Notícias.
A ação teve início em Guaíra, após informações do setor de inteligência da Polícia Federal indicarem que uma aeronave suspeita estaria se deslocando de Amambai (MS). Para o monitoramento, a PF utilizou o helicóptero Caçador 06, contando com o suporte aéreo das unidades Falcão 01 (Base Norte/BPMOA) e Falcão 13 (Base Oeste/BPMOA) da PM.
Durante a operação, o Falcão 13 conseguiu localizar o Robinson 44 utilizado pelos traficantes na região entre Umuarama e Loanda. Equipado com sensor infravermelho, o helicóptero identificou a aeronave em pleno voo, numa área de difícil detecção radar, a aproximadamente 15 quilômetros de distância.
Após a identificação, iniciou-se a perseguição aérea com o monitoramento contínuo da localização da aeronave suspeita pelas unidades envolvidas. A abordagem final ocorreu em uma área urbana de Jaguapitã, onde o helicóptero fez um pouso forçado.
O piloto, um homem de 52 anos, tentou fugir e se esconder em um veículo estacionado, mas foi localizado e detido pela Polícia Federal.
As investigações foram conduzidas pelas Delegacias de Polícia Federal de Londrina (PR) e Ponta Porã (MS), com apoio operacional também de policiais militares no monitoramento terrestre da operação.