Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Agentes públicos envolvidos com o enfrentamento do trabalho infantil participaram na manhã desta quinta, 13, de debate em torno do tema ‘O mundo do trabalho e a proteção da infância e da adolescência’, realizado no auditório da Praça do Céu, em Sarandi.
A secretária de Assistência Social do Município, Cinthya Gimenes, reforçou a importância da reflexão sobre o assunto e da necessidade de refinar as ações contra o problema.
“Ao reunir atores direta e indiretamente ligados ao problema do trabalho infantil, reforçamos a busca pela criação e reforço das políticas públicas de enfrentamento, na mesma medida em que pacificamos a coesão de todos para alcançar maior resolutividade das ações”, disse Cinthya Gimenes. “Movimentos conjuntos dos protagonistas da rede de proteção é fundamental para promover eficiência”, acrescenta.
A iniciativa da Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Assistência Social, está inserida no contexto das reflexões sobre data que remete a 12 de junho de 2002, quando foi apresentado o primeiro relatório sobre trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho, organizada pela Conferência Internacional do Trabalho (OIT). A data (12 de junho) é Dia Mundial contra o Trabalhado Infantil.
Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, lei de 2007 reconhece a data e seus objetivos.
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja).
O símbolo tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
Ainda este mês, o Ciaps promove ações relativas ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho).
Comentários estão fechados.