Dicas de Marketing: O inverno chegou, sua empresa está preparada?

Compartilhar

Imagem: Rubbo Fotografia / Lígia Boeze

Por Vitor Nogami

O inverno já começou, mais precisamente, às 6h14 do dia 21 de junho. Com isso, temos mudanças no dia a dia, novos comportamentos de compra e alterações nos hábitos de consumo.

Não só lojas de roupas e restaurantes devem se adequar ao novo contexto. Todo o comércio pode se adaptar e estreitar o vínculo que estabelece com seus clientes. Veja algumas dicas:

  1. Arrume a vitrine: a vitrine é o cartão de visitas para as pessoas que estão passando em frente à sua loja, elas devem ser atualizadas sempre, nesta época do ano aproveite o tema ‘inverno’ e torne-a mais convidativa.
  2. Prepare o estoque: com a mudança de temperatura a mudança nos hábitos de compra mudam, se atente ao tamanho do seu estoque para o período e diversifique suas ofertas, pesquise quanto e até quando fará o frio que afeta sua demanda, as datas fixas de mudança de estação são um direcionamento, mas o clima em si nem sempre segue este calendário.
  3. Decore sua loja: ambiente aconchegante é bom em todo lugar, quando o assunto é ambiente de loja, o inverno pede uma decoração mais acolhedora, não só em relação à temperatura e ventilação de ar, mas em termos de cores, música e decoração, pesquise sobre marketing sensorial e surpreenda seus clientes.
  4. Crie ações diferentes: campanhas, liquidações e descontos são sempre bem-vindos no varejo, se você pode criar campanhas temáticas com seus produtos ou mudar um pouco o portfólio, não perca a oportunidade de continuar alimentando o vínculo com os consumidores.
  5. Atualize as mídias sociais: não tem nada menos convidativo no ambiente on-line do que um perfil de mídia social desatualizado, aproveite a mudança de estação e atualize seu perfil, mostre seus produtos, converse com o cliente, mantenha-se próximo do seu público-alvo.
  6. Faça um planejamento: não existe boa gestão sem acompanhamento de dados e indicadores, analise os números do ano anterior neste período e prepare todas as ações com base em dados da sua própria empresa.

Lembre-se, se você quer resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes.

Boa temporada de inverno!

Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

Departamento de Administração – DAD

Universidade Estadual de Maringá – UEM

[email protected]

INSTAGRAM | CURRÍCULO LATTES l GOOGLE SCHOLAR l RESEARCHGATE l ACADEMIA.EDU l ORCID l RESEARCHRID


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas