Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é apontado pela Veja como um dos nomes cogitados pela direita para a disputa da Presidência da República em 2026. Ele apareceu na capa da edição desta sexta-feira (24) da revista, em uma montagem que simula o começo de uma ‘maratona’ entre governadores de oposição, vários deles aliados diretos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ver quem será o nome ao Palácio do Planalto.
Na reportagem especial desta sexta (24), a Veja apresenta uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest entre os dias 2 e 6 de maio, onde Ratinho aparece em segundo lugar nas intenções de voto para presidente, em um cenário que reúne apenas governadores da direita. 10% dos entrevistados indicaram que votariam no governador paranaense, caso ele decidisse entrar na disputa.
Entre os governadores, Ratinho Junior estaria atrás apenas de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, com 24% das intenções de voto. No espectro geral, o paranaense está em terceiro lugar, com a ex-primeira dama Michele Bolsonaro (PL) na liderança, com 28% das intenções.
“Não é hora de discutirmos nomes”
Ratinho Junior foi ouvido pela Veja. A revista ressaltou o fato dele ser jovem, tendo apenas 43 anos e já calçado em um índice de aprovação de 79% dos paranaenses sobre o seu mandato. Ainda de acordo com a reportagem, “defensores de uma candidatura de Ratinho Junior também procuram ressaltar sua capacidade de gestão”, destacando os números do PIB do Paraná em 2023, muito acima dos estados dos demais governadores aliados de Bolsonaro.
Para a Veja, no entanto, o governador do Paraná não cravou uma candidatura. “Não é hora de discutirmos nomes, mas, sim, projetos que tornem a vida do brasileiro melhor”, resumiu.
“A possibilidade de uma terceira opção na mesma faixa é vista pelos correligionários de Ratinho Junior como um sinal de que ele considera seriamente concorrer. Ainda pouco conhecido no âmbito nacional, o governador tem potencial de crescimento. Segundo o cenário do Paraná Pesquisas em que ele seria o candidato de direita, o paranaense teria 17,6%, segundo melhor resultado entre governadores, abaixo apenas do índice de Tarcísio (25,6%)”, finalizou a reportagem sobre o chefe do Executivo paranaense.
O alinhamento dos governadores da direita
Com um único nome ainda indefinido, governadores considerados aliados mais diretos do ex-presidente têm mostrado um pacto de união, visando entrar com força na disputa presidencial em 2026 que, provavelmente, será diretamente contra o próprio Lula (PT), que tentará a reeleição, conforme destacado pela Veja.
Segundo a revista, têm sido constantes os encontros entre os mandatários, coordenados pelo ex-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, senador Ciro Nogueira (PP-PI). Ratinho, Tarcísio, Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO) já teriam se encontrado, ao menos, uma vez na casa de Ciro Nogueira este ano, para analisar resultados de 2022 e tendências futuras, como um cenário com Bolsonaro inelegível. Um novo encontro já estaria marcado para o segundo semestre, conforme revelou a reportagem.
Tarcísio, até o momento, seria o nome principal, com sua filiação ao PL encaminhada segundo dito pelo próprio presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto. Entre todos os nomes citados, Caiado, governador de Goiás, é quem estaria mais animado com uma disputa presidencial.
Comentários estão fechados.