Em menos de 30 dias, programa Praia Acessível já supera atendimentos do último verão

Compartilhar

Em menos de 30 dias de temporada, o programa Praia Acessível, do Governo do Paraná, fez 430 atendimentos no Litoral. O número já é 13% maior que o total de 380 “aluguéis” feitos durante toda a temporada anterior, de 2022/2023.

O programa é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Sanepar. O Estado disponibiliza cadeiras especiais, que permitem momentos de lazer e inclusão para pessoas com deficiência ou baixa mobilidade, que podem tomar banho de mar ou passear na areia da praia.

Ao todo, são seis pontos para atendimentos em Caiobá, Matinhos, Guaratuba, Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá. Os profissionais que levam as pessoas com deficiência e os acompanham no mar são educadores físicos formados ou estudantes desta área. Em cada posto de atendimento, é possível encontrar de dois a três profissionais que ficam à disposição das 09h às 12h e das 15h às 19h.

“A sensação é inexplicável. Meu coração quase saiu pela boca”, disse Marilene Silva, de 61 anos, moradora de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, que ficou sabendo das cadeiras disponíveis no Paraná na internet. Ela é portadora de paralisia e curtiu a praia pela primeira vez nessa temporada. “Fiquei emocionada”.

O atendimento a Marilene foi feito pela dupla Ary Lopes Filho e Renata Fabricio Zuba Silva, em Ipanema. “É um sentimento de enriquecimento pessoal”, afirmou Renata. “É muito gratificante prestar esse serviço diariamente, proporcionar essa memória para as pessoas. A história da dona Marilene é um exemplo de que é contagiante poder trabalhar com o Praia Acessível”.

Ary Lopes Filho, profissional de educação física há 12 anos, participa pela primeira vez do programa. “É maravilhoso, enriquecedor, estou muito feliz, porque aprendo também sobre acessibilidade, como melhorar as atividades que desenvolvo profissionalmente”, contou

Em Shangri-lá, os professores André Soares e Valter Duarte realizaram 23 atendimentos em um único dia. Eles contam que o mais marcante são as histórias que ouviram. “Parece que os familiares das pessoas são nossos amigos de muito tempo, que somos parte da família deles, é um projeto maravilhoso e sobre o qual ouvimos só elogios”, relatou Valter.

“Transportar pessoas que há mais de 40 anos não entravam no mar e ver a expressão no rosto delas é uma experiência única”, reforçou André..

Além de oportunizar lazer para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, o objetivo é também fortalecer os vínculos, já que os familiares acompanham o banho de mar ou o passeio nas areias. Para utilizar a cadeira, não é necessário agendamento prévio.

O secretário da Sedef, Rogério Carboni, enalteceu os resultados do programa temporada deste ano. “O números são espetaculares e demonstram a importância de políticas públicas inclusivas, que possibilitem que todas as pessoas possam desfrutar da natureza, do mar e sol. Isso demonstra o cuidado que o governo estadual tem com as pessoas”, afirmou.

Confira os pontos onde ficam os equipamentos:

Equipamentos disponibilizados de terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h.

Guaratuba

Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n

Matinhos

Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa

Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia

Pontal do Paraná

Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís

Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl

Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte

Equipamentos disponibilizados desde 22 de dezembro de 2023 e ficam até 13 de fevereiro de 2024 – de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h

Ilha do Mel

Praia Nova Brasília

Praia Encantadas

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.


Compartilhar