Santos fica fora da Copa do Brasil de 2024 por não se classificar no Brasileirão nem no Paulistão

A Copa do Brasil mudou o regulamento e valorizou os campeonatos estaduais, que se tornaram a principal forma de classificação.

  • Foto: Raul Baretta/Santos FC

    O Santos não terá a chance de disputar a Copa do Brasil do ano que vem. O Peixe, que ocupa o 15º lugar no Campeonato Brasileiro, com 43 pontos, não pode mais alcançar o Athletico, que tem 52 pontos (sétimo) e é o melhor colocado entre os clubes que não vão para a Conmebol Libertadores em 2024. Faltam apenas seis pontos em disputa.

    A Copa do Brasil mudou o regulamento e valorizou os campeonatos estaduais, que se tornaram a principal forma de classificação. Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram suas vagas pelo Paulistão. O Santos ficou em 12°.

    Com o Palmeiras na Libertadores, abriu-se uma vaga pelo Paulistão, mas ela é do Corinthians. Se o Bragantino também for para o torneio internacional, o lugar será do Botafogo-SP, também pelo estadual.

    Se o Corinthians entrasse no G-6 do Brasileirão, mais uma vaga pelo Paulistão ficaria disponível. Mas ela também não seria do Santos. Pelos critérios, o lugar seria do Mirassol.

    O Peixe poderia ter se classificado se vencesse a Copa Paulista, que reúne clubes do interior no segundo semestre. Mas o clube decidiu não participar. A campeã foi a Portuguesa Santista, vizinha do Alvinegro.

    Em junho deste ano, numa reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andres Rueda disse acreditar que o Santos seria convidado a participar da Copa do Brasil do ano que vem.

    – Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar – disse Rueda, em junho.

    Mas o regulamento da Copa do Brasil não prevê convites. O artigo 41 diz que nos estados que têm direito a seis vagas, três devem ser dos três melhores colocados no estadual e as outras três podem ser concedidas pela federação a até dois torneios seletivos ou equivalentes.

    Fonte: Ge.

    Comentários estão fechados.