Granizo causa estragos na região: hospital tem atendimento prejudicado e asilo com idosos é alagado

A cidade teve vários prejuízos, como danos em hospitais, escolas, asilo e casas.

  • Foto: Reprodução/RPC

    Na noite de quinta-feira (26), Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e outras regiões do estado sofreram com um forte temporal que durou cerca de 30 minutos e trouxe granizo. A cidade teve vários prejuízos, como danos em hospitais, escolas, asilo e casas.

    Quatro unidades de saúde foram afetadas pelo granizo; uma delas, a Santa Casa de Ponta Grossa, teve que interditar três áreas e reduzir o atendimento no Pronto Socorro. Um asilo que cuida de mais de 100 idosos ficou alagado e os moradores tiveram que ser levados para o salão social. Duas escolas municipais cancelaram as aulas desta sexta-feira (27) por causa dos estragos.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, o temporal atingiu mais de 4.200 pessoas e danificou mais de 1.420 casas. A Defesa Civil distribuiu 30 mil metros de lona para a população.

    O Hospital do Coração Bom Jesus, o Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula também tiveram problemas no telhado, mas estão funcionando normalmente.

    O Asilo São Vicente de Paulo, que já estava se recuperando das chuvas do início do mês, teve mais danos no telhado. Parte do forro da igreja cedeu e o estoque e a farmácia do asilo foram prejudicados. Nenhum idoso se feriu.

    Apenas duas unidades escolares da rede municipal foram afetadas pelo temporal. São elas:

    Escola Municipal Haydee Ferreira, no Jardim Maracanã, que tem 258 alunos; Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Romeu de Almeida, no núcleo Santa Paula, que tem 188 alunos. As duas escolas tiveram alagamentos, documentos e alimentos danificados e suspenderam as aulas nesta sexta-feira (27).

    A Defesa Civil do Paraná orienta a população sobre como se proteger em caso de temporal de granizo. Algumas dicas são:

    Não saia do abrigo até que o granizo pare; Não suba em telhados molhados para evitar quedas; Saia do local se houver risco de desabamento do telhado e avise as autoridades; Evite estar perto de estruturas metálicas durante as trovoadas; Tenha cuidado ao andar, pois o granizo pode deixar o piso escorregadio; Estacione o carro em local seguro e espere o granizo passar; Não estacione o carro perto de torres de transmissão e placas de propaganda; Fique dentro do carro até o granizo acabar e use papelão para proteger o para-brisa por dentro se ele quebrar.

    Comentários estão fechados.