Ministra da Saúde pede desculpas por dança ‘polêmica’ em evento e afasta responsável

Um vídeo feito por participantes do encontro mostra uma mulher dançando de costas para o público.

  • Foto: Reprodução / Redes Sociais

    O servidor que organizou um evento do Ministério da Saúde com uma dança “inadmissível” foi afastado e será exonerado, informou a pasta neste sábado (7).

    O episódio, que gerou críticas de parte da classe política, ocorreu durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento aconteceu em Brasília nesta semana.

    Um vídeo feito por participantes do encontro mostra uma mulher dançando de costas para o público. O Ministério da Saúde disse em nota que foi um caso isolado.

    “O Ministério da Saúde reforça que o caso isolado não reflete a política da pasta nem os objetivos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro”. A ministra Nísia Trindade afirmou que o diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde, Andrey Lemos, se responsabilizou pelo fato.

    A pasta disse também que criou uma curadoria de eventos, ligada ao gabinete da ministra para avaliar “se as participações propostas estão conforme a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde”.

    ‘Fui surpreendida’ Em vídeo nas redes sociais, a ministra da Saúde disse que estava em São Paulo no momento do episódio.

    “Infelizmente, eu fui surpreendida pelo episódio de ontem e venho, por meio desse vídeo, me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido e reiterar o compromisso do Ministério da Saúde de que seus eventos reflitam a conduta e a orientação da Pasta da Saúde e do Governo liderado pelo presidente Lula”, disse.

    Na publicação, Nísia ainda reforçou o compromisso da pasta em fortalecer o SUS “com visão inclusiva, com respeito à diversidade e com a valorização e o reforço da democracia”.

    7de30 

    Comentários estão fechados.