Projeto de lei em Ponta Grossa visa impedir doação de marmitas nas ruas; entenda os motivos

O vereador apresentou o projeto no início do mês e ainda não há previsão de quando será votado em plenário.

  • Foto: Reprodução / Fernando Madeira 

    Um projeto de lei que pode proibir a doação de marmitas em espaços públicos de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, está em tramitação na Câmara de Vereadores da cidade.

    O autor da proposta é o vereador Julio Kuller (MDB), líder da prefeitura no Legislativo. Ele apresentou o projeto no início do mês e ainda não há previsão de quando será votado em plenário.

    Em um vídeo nas redes sociais, o vereador explicou que o projeto é voltado a pessoas em situação de rua. Ele disse que quer que o município seja responsável por oferecer locais adequados para que elas possam se alimentar com dignidade. Ele também argumentou que a medida evitaria o descarte incorreto de alimentos nas ruas, “evitando proliferação de animais em busca dos restos de comida”.

    A prefeitura informou que só vai se pronunciar sobre o projeto depois que ele for analisado pela Câmara Municipal.

    O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), consultado pela Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, emitiu um parecer contrário ao projeto de lei por considerá-lo inviável juridicamente.

    Entenda

    O projeto de lei 250/2023, do vereador Julio Kuller (MDB), quer proibir a doação de marmitas em espaços públicos de Ponta Grossa e determinar que a prefeitura seja responsável por oferecer locais adequados para a alimentação de pessoas em situação de rua.

    O projeto tem três artigos:

    • o primeiro veda as doações “acondicionadas em marmitas ou recipientes descartáveis”;
    • o segundo define que a Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), ligada à prefeitura, deverá manter e divulgar locais que funcionem como refeitórios públicos;
    • o terceiro prevê que as medidas entrem em vigor assim que publicadas em Diário Oficial.

    O projeto foi apresentado no dia 4 de agosto e está em análise na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal. O prazo para o parecer do colegiado termina nesta terça-feira (29). O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) já se manifestou contra o projeto por considerá-lo inviável juridicamente.

    Ele cita como exemplos de locais que poderiam ser utilizados o Restaurante Popular e a Casa de Acolhimento Municipal, que atualmente funciona como um albergue.

    Comentários estão fechados.