Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos, no dia em que receberia troféu em festival de cinema

Léa Garcia foi uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira. Ela receberia, na noite desta terça-feira (15), o troféu Oscarito.

  • A atriz Léa Garcia, de 90 anos, morreu nesta terça-feira (15), na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada hoje com o troféu Oscarito, a mais tradicional honraria concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema da cidade. A morte foi divulgada na conta oficial da atriz no Instagram.

    Durante a madrugada de terça-feira (15), Léa começou a se sentir mal no hotel em que estava hospedada. Ela foi levada para um hospital, mas chegou sem vida. A atriz morreu em decorrência de um infarto.

    Léa Garcia tem uma história antiga com Gramado, conquistando Kikitos com Filhas do VentoHoje tem Ragu e Acalanto. A artista tinha no currículo mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão.

    Ao lado de nomes como Ruth de Souza e Zezé Motta, Léa Garcia foi uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira.

    Premiações

    - Morre em Gramado (RS) a atriz Léo Garcia, aos 90 anos. - Léa Garcia em Paris (1960). Foto: Wikipedia/Arquivo Nacional
    Morre em Gramado (RS) a atriz Léo Garcia, aos 90 anos. – Léa Garcia em Paris (1960). Foto: Wikipedia/Arquivo Nacional – Wikipedia/Arquivo Nacional

    Com uma célebre trajetória nas artes, foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no filme Orfeu Negro que, em 1960, ganharia o Oscar de melhor filme estrangeiro, representando a França.

    No teatro, uma das peças de destaque que fez no início de sua trajetória foi Orfeu da Conceição (1956), de Vinicius de Moraes.

    A estreia em televisão se deu no Grande Teatro da TV Tupi, na década de 1950. Na mesma emissora, participou também do programa Vendem-se Terrenos no Céu, em 1963. O convite para trabalhar na Rede Globo ocorreu em 1970, quando ela integrou o elenco de Assim na Terra como no Céu, de Dias Gomes. O maior sucesso da carreira ocorreu na novela Escrava Isaura (1976), um fenômeno de audiência no Brasil e no exterior.

    Agência Brasil

    Foto: Divulgação / Globo

    Comentários estão fechados.