Maringá tem Crescimento Populacional de 14,7%

Na coluna de Marketing e Mercado, nosso colunista @vitornogami discorre sobre o crescimento populacional de Maringá e região.

  • Foto: Geraldo Bubniak / AEN

    Enfim, após muitos desafios, os primeiros dados do Censo de 2022 foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as informações sobre o tamanho da população já estão disponíveis no site da instituição. Olhando para as 20 cidades mais populosas do Paraná, é possível notar alguns destaques. Dentre as 5 mais populosas, não houve alteração. Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel continuam sendo as primeiras, respectivamente. Já dentre as outras 15, houve alteração de posições em 12 delas (tabela 1).

    O destaque vai para a cidade de Fazenda Rio Grande que saiu de 21º para 12º, subindo 9 posições. Fazenda Rio Grande teve o 2ª maior aumento populacional do Brasil, entre os municípios que tinham até 100 mil habitantes em 2010. A cidade saiu de 81.675 mil habitantes e chegou a 148.873 mil habitantes. Situada na região metropolitana de Curitiba a Fazenda Rio Grande tem se destacado pelo desenvolvimento industrial e econômico.

    Fonte: IBGE

    Dentre essas 20 cidades, todas apresentaram crescimento populacional, mas isso não aconteceu com todos os 399 municípios do estado. O Paraná tem três macrorregiões econômicas que formam um triângulo do mapa. Ao Norte, Maringá e Londrina são as cidades que puxam o desenvolvimento. Ao Oeste, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo assumem o protagonismo econômico. Ao Leste, Curitiba, Ponta Grosa e São José dos Pinhais são as principais cidades. Conforme figura 1, a maioria das cidades nesses três polos cresceram (cidades em azul). Por outro lado, a região sul, central e o norte pioneiro apresentaram cidades com redução da população (cidades em vermelho).

    Figura 1: Aumento e Redução Populacional por Cidade e Região

    Fonte: IBGE

    Ao analisar as cidades que tiveram maior crescimento populacional relativo de 2010 a 2022, dentre essas 20 maiores cidades analisadas, após Fazenda Rio Grande, se destacam respectivamente, Sarandi, Araucária, Toledo, São José dos Pinhais, Cascavel e Campo Largo. Todas com mais de 20% de crescimento (tabela 2). Dessas 7 cidades, 4 são vizinhas à capital Curitiba. Apesar das regiões norte e oeste representarem polos importantes no desenvolvimento do estado, o crescimento na região metropolitana de Curitiba ainda é mais expressivo.

    Fonte: IBGE

    Maringá tinha 357.077 mil habitantes em 2010 e chegou a 409.657 mil habitantes em 2022, são 52.580 novos moradores na cidade, representando um crescimento de 14,7%, o 11º maior crescimento relativo, dentre as 20 cidades mais populosas do Paraná. Essas pessoas são trabalhadores, consumidores, empreendedores e cidadãos que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade e demandam políticas públicas por parte da administração municipal.

    Sem um cronograma definido, o IBGE ainda divulgará outros dados mais específicos. O censo demográfico tem como objetivo identificar as características populacionais das macro e microrregiões brasileiras, produzindo informações importantes para definição de políticas públicas e tomada de decisão de investimentos da iniciativa privada e dos órgãos governamentais, em todos os níveis. É uma rica fonte gratuita e confiável de informação para exploração de oportunidades

    Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

    Departamento de Administração – DAD

    Universidade Estadual de Maringá – UEM

    [email protected]

    INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | CURRÍCULO  LATTES | DATAMARKET

    ________________________________________________________________________

     

    Comentários estão fechados.