Livro sobre a história das eleições municipais em Maringá será lançado nesta quarta-feira (26)

“Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá” chega a sua 2ª edição. A distribuição será gratuita, no 3º piso do Maringá Park, a partir das 19h. 

  • Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá” chega a sua 2ª edição. A distribuição será gratuita, no 3º piso do Maringá Park, a partir das 19h. 

    Por Victor Ramalho

    Um livro que conta a história das eleições municipais de Maringá será lançado e com distribuição gratuita nesta quarta-feira (26). “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá” chega a sua 2ª edição, com cerimônia de lançamento no 3º piso do Maringá Park, a partir das 19h.

    A obra é resultado de um trabalho de pesquisa do Historiador e Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Reginaldo Dias, que analisou bastidores das disputas eleitorais da cidade no período entre 1947 e 2020.

    Reginaldo Dias / Foto: Reprodução – Facebook

    “A eleição municipal é a mais afetiva para o eleitor, pois diz respeito ao território com o qual ele mantém os seus mais fortes vínculos de pertencimento. Uma campanha de âmbito municipal tem o potencial de mobilizar o imaginário social, vocalizar e dar tradução às utopias urbanas, os sonhos de cidade. Não se trata, porém, do insulamento no particular, mas de uma relação metonímica que expressa os sonhos de sociedade do eleitor”, disse Reginaldo Dias, em entrevista ao Maringá Histórica.

    O projeto de resgate da memória de Maringá foi quem viabilizou o lançamento da 2ª edição da obra. De acordo com o coordenador do Maringá Histórica, Miguel Fernando, o pesquisador é uma referência no resgate da memória política do município.

    “Devido ao zelo no trato com as fontes e no rigor metodológico que resultou nesta obra, que é uma referência do tema em nossa cidade, não poderíamos deixar de empreender esforços em sua organização. Reginaldo Dias tem a rara capacidade de nos apresenta a política não apenas com a frieza de dados, mas também com o calor humano que esta alquimia, como ele mesmo diz, lhe é inerente”, afirma Miguel Fernando.

    O lançamento do livro conta com os patrocínios do Colégio Objetivo, Sistema FIEP, Lowçucar e Maringá Park.

    Foto: Divulgação/Maringá Histórica

    Comentários estão fechados.