Carros brasileiros envelhecem e atingem média de idade de 1994, impactando meio ambiente e trânsito

O envelhecimento da frota, que ocorre pelo nono ano consecutivo, foi agravado pela pandemia e pela falta de uma política de renovação no país.

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    A frota brasileira de automóveis apresenta um envelhecimento preocupante, alcançando uma idade média de 10,9 anos, similar ao patamar de 1994, segundo estudo do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A quantidade de modelos com até três anos de uso diminuiu de 29% em 2010 para apenas 12% neste ano.

    O envelhecimento da frota, que ocorre pelo nono ano consecutivo, foi agravado pela pandemia e pela falta de uma política de renovação no país. A venda de veículos novos não consegue compensar a obsolescência dos carros em circulação, e os consumidores têm dificuldades para adquirir automóveis zero quilômetro. Atualmente, o Brasil possui 16 marcas que fabricam cerca de 2,2 milhões de veículos.

    Uma frota mais velha impacta negativamente o meio ambiente, a segurança e o trânsito, causando maior poluição, acidentes por falta de manutenção e congestionamentos. A idade média da frota total, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, também se aproxima dos níveis de 1994, com 10 anos e 7 meses.

    Para reverter esse quadro, é necessário aumentar as vendas de veículos novos e intensificar o sucateamento dos mais velhos. O programa Renovar, que visa retirar de circulação caminhões com mais de 30 anos, deve entrar em vigor neste ano. Há também discussões sobre a extensão do programa para automóveis, uma demanda antiga do Sindipeças.

    George Rugitsky, diretor de Economia do Sindipeças, sugere alterações nas normas de pagamento do IPVA. A isenção para carros com mais de 20 anos contribui para a manutenção de veículos antigos em circulação. Rugitsky propõe impostos menores para carros mais novos, que possuem dispositivos antipoluição e de segurança, incentivando a procura por modelos atualizados e o descarte dos mais velhos.

    O envelhecimento da frota brasileira acompanha uma tendência global, com países como Estados Unidos e nações europeias também apresentando médias de idade elevadas. No entanto, a situação brasileira se destaca pela falta de políticas de renovação e impactos diretos no meio ambiente e trânsito.

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