Agenda cultural de 14 a 20/04/23

Compartilhar

Escrita

A escritora Thays Pretti vai ministrar a oficina “O corpo enquanto território de escrita”, cujo objetivo é explorar as múltiplas possibilidades do corpo dentro da literatura, tanto como metáfora e imagem quanto como princípio a partir de onde se estrutura o texto. As inscrições já estão abertas.

Serão quatro módulos independentes no decorrer do ano, com seis encontros cada. Sendo independentes, é possível optar por participar de apenas um, de alguns deles ou de todos. A oficina é para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem experiência com escrita. O importante é gostar de escrever e estar aberta(o) à experimentação da palavra.

Serão duas turmas, em duas modalidades, com vagas limitadas: uma versão ONLINE, às quartas-feiras, das 19h às 21h, via videoconferência com até 20 vagas e início em 10/05 OU uma versão PRESENCIAL, aos sábados, das 10h às 12h, na biblioteca da Academia de Letras de Maringá (Hotel Metrópole, Av. XV de Novembro, em Maringá – PR) com até 15 vagas e início em 13/05.

Para valores, descontos e inscrições, acesse o link do formulário de inscrição.

Rouanet

O Instituto Cultural Ingá (ICI) vai promover o curso gratuito “Lei Federal de Incentivo à Cultura – Elaboração e Enquadramento de Projetos”. Será ministrado pelo gestor e produtor cultural Alan Gaitarosso nos dias 17 e 19 de abril, das 19h às 21h30, na sede da Acim – Associação Comercial e Empresarial de Maringá. O objetivo é mostrar o passo a passo de como elaborar e enquadrar projetos na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei nº 8.313/91, também conhecida como antiga Lei Rouanet.

Nos dois encontros o instrutor apresentará elementos legais de acordo com a última Instrução Normativa, publicada recentemente, além de fundamentos teóricos, formas de concepção de projetos, possibilidades de inovação, recursos de acessibilidade e aspectos práticos da execução deste instrumento vinculado ao Ministério da Cultura.

A oficina será para 45 pessoas, as quais serão selecionadas por ordem de inscrição. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/2sUKvS5vKASfqZYo9

A Acim fica na Rua Ver. Basílio Sautchuk, 388 – Zona 01, Maringá – Auditório Darci Piana – 2º Andar.

Festival

O Festival Obá Xirê anuncia sua 5ª edição, que acontecerá entre 21 e 23 de abril com o objetivo de celebrar a cultura de terreiro por meio do maracatu e promover a valorização da diversidade cultural. A ação foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti.

Segue a programação completa:

21 de abril (sexta-feira) – Casa Luanda (Tv. Liberdade, 245)

Das 13h30 às 17h30

  • Oficina de Maracatu iniciante por Naipes (Batuqueiros/Recife)
  • Oficina do Maracatu Encanto do Pina – Repertório (Mestra Joana)

Das 19h30 às 22h – Casa Luanda

  • Xirê dos orixás (Mestra Joana e Batuqueiros de Recife/PE)
  • Mesa Redonda “Tambores e Comunidade”: (Mestra Joana e Batuqueiros de Recife/PE). [acessibilidade – tradução em libras]

22 de abril (sábado) – Casa Luanda (Tv. Liberdade, 245)

Das 10h às 13h

  • Oficina do Maracatu Baque Mulher (Mestra Joana)
  • Oficina de dança do Maracatu – percussão ao vivo (Batuqueiros/Recife)

22 de abril (sábado) – Palco Vila Olímpica (Av. Duque de Caxias, 1368)

[com acessibilidade – tradução em libras]

Das 17h às 22h

–  Feira Ebó Dengo

  • DJ Babu
  • CM Maré das águas (Capoeira Angola)
  • Dj Babu
  • Maracatu Roda do Encanto
  • DJ Babu
  • Dona Gaê
  • DJ Babu
  • Mazuca da Quixaba (Recife/PE)

23 de abril (domingo) – Casa Luanda (Tv. Liberdade, 245)

Das 14h às 22h

  • Concentração Cortejo
  • Cortejo e Apresentação do Baque Mulher sob regência da Mestra Joana – Aniversário de 6 anos do Grupo
  • Roda de Capoeira Angola Dinda
  • Trinca do Samba (Londrina/PR)

Grupo Anjos da Guarda (Bumba meu boi)

As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição.

Mostra

O Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro e o projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro promovem, no mês de abril, mais uma edição da Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM. O evento é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Artes Cênicas e tem como objetivo compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos alunos nas disciplinas da graduação, assim como as práticas desempenhadas nos estágios e as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo.

A edição atual é referente ao segundo semestre letivo de 2022 e ocorre até dia 19 de abril de 2023 no TUM – Teatro Universitário de Maringá (UEM, Bloco O-08). Na edição passada, a Mostra reuniu quase 1000 pessoas na plateia ao longo de 7 dias intensos de programação. Portanto, é preciso chegar ao teatro com antecedência para garantir o ingresso.

Para conferir a programação completa da Mostra acesse o instagram @pept_uem

Turismo

Entre os dias 15 e 19 de abril acontece em Maringá a Semana do Turismo. O evento começa com a Feira Maringá Criativa no Mercadão Fratello, que apresenta produtos autorais desenvolvidos pelo setor de economia criativa local. Os artesãos associados às associações também participam de feira no Parque do Ingá no domingo. Além disso, haverá Parque Tour com a jardineira pelos parques da cidade, missa, roda de conversa com pioneiros, o programa re.Modelar, a Conferência Municipal de Turismo e palestra sobre cultura gastronômica dos imigrantes. Mais informações podem ser obtidas no link: https://linktr.ee/turismomaringa

Vivência

A Assindi – Associação Indigenista de Maringá vai promover no próximo dia 16 de abril a Vivência com Txamói Guarani Awa Djemowyty, da Terra Indígena Pinhalzinho (PR). Na programação estão atividades como roda de conversa sobre a espiritualidade guarani nhandewa, visita ao museu da Assindi e ao bosque para identificação de plantas usadas na cultura guarani nhandewa, ritual com rezo, cantos, danças e pintura corporal, comidas tradicionais, apresentação das constelações guarani e sorteio de colares e cestarias. As vagas são limitadas e o valor para participar é R$ 70. Inscrições podem ser feitas neste link.

Tá na casa

O Tá na Casa #4, webprograma criado durante o período de pandemia para que a cadeia de música maringaense permanecesse ativa, retorna ao modelo presencial com 20 apresentações musicais (10 artistas/bandas regionais + 10 DJs locais) a serem realizadas em 10 edições do evento na Coletiva Mostra Multicultural, centro cultural de Maringá. O projeto é contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, tem entrada gratuita e classificação indicativa + 18 anos. No dia 20 de abril tem evento e quem se apresenta é Leffs e DJ Bia Higa.

A artista travesty cantora, compositora e produtora faz parte do movimento da Nova MPB, agregando elementos do indie pop à música nacional com o intuito de promover novas conexões e sonoridades possíveis para a brasilidade. Leffs carrega em suas composições as pautas de identidade, gênero e corpo. A artista compreende que a música é a forma mais profunda de comunicação e a utiliza para disseminar vivências e excelências travesty.

Dona do EP quarentena eletrohits e dos singles Normal, Mente, Iluminar e Hortelã, Leffs conta com uma rede aquecida nas redes sociais, com mais de 3 mil seguidores em seu instagram, 20 mil seguidores em seu tiktok e mais de 27 mil plays no spotify. Em seu novo show, a artista vem acompanhada de uma banda formada de travestis, mulheres cis e pessoas não-binárias, reimaginando e ampliando as possibilidades de arranjo de suas obras.

Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].


Compartilhar