Após Maringá, mais uma cidade da região aprova aumento no número de vereadores

Na noite dessa segunda-feira (27), a Câmara de Paranavaí aprovou o aumento de 10 para 15 representantes no legislativo a partir de 2025. Projeto caminha para sanção do Executivo.

  • Na noite dessa segunda-feira (27), a Câmara de Paranavaí aprovou o aumento de 10 para 15 representantes no legislativo a partir de 2025. Projeto caminha para sanção do Executivo.

    Por Victor Ramalho

    Mais uma cidade da região noroeste aprovou o aumento na quantidade de vereadores. Agora, foi a vez de Paranavaí (a 70 quilômetros de Maringá) que, na noite dessa segunda-feira (27), aprovou em segunda discussão um projeto semelhante ao discutido em Maringá em dezembro de 2022.

    Em Paranavaí, os parlamentares aprovaram um projeto que prevê uma emenda na Lei Orgânica do Município, aumentando dos atuais 10 para 15 vereadores a partir da próxima legislatura, que se inicia em janeiro de 2025. O texto, assinado em conjunto por 9 parlamentares, foi novamente aprovado por 9 votos a 1. O único vereador que votou contra nas duas discussões foi Luís Paulo Hurtado (Podemos).

    A sessão dessa segunda-feira (27) contou com a presença de populares, que protestavam contra a aprovação do projeto. De acordo com o texto, o objetivo do aumento de cadeiras é estimular uma maior representatividade dentro do legislativo. Entre os dados que sustentam a argumentação, estão o crescimento da população de Paranavaí (atualmente estimada em cerca de 90 mil habitantes) nos últimos anos.

    Por lei, uma cidade do tamanho de Paranavaí está autorizada a ter até 17 vereadores. Agora, o texto vai para sanção do Executivo. No entanto, diferente do que foi aprovado em Maringá em dezembro, os vereadores de Paranavaí não irão ganhar aumento salarial ou 13º. Atualmente, os parlamentares recebem uma remuneração de R$ 6.650,28 mensais, de acordo com o Portal da Transparência.

    Foto: Arquivo/Câmara de Paranavaí

    Comentários estão fechados.