Novo presidente da Acim quer aproximar entidade dos pequenos empreendedores

Segundo dados da própria Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), cerca de 90% dos associados são micro, pequenos empresários e microempreendedores individuais (MEIs).

  • Segundo dados da própria Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), cerca de 90% dos associados são micro, pequenos empresários e microempreendedores individuais (MEIs).

    Por Victor Ramalho

    Na presidência da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) desde janeiro de 2023, José Carlos Barbieri diz que quer aproximar a entidade dos pequenos empresários. Em entrevista ao Maringá Post, o empresário explica que 90% do quadro atual de associados é composto por micro, pequenos empresários e microempreendedores individuais (MEIs). Segundo ele, um de seus objetivos é possibilitar que esse público possa participar mais da associação.

    “Temos uma série de itens em nossa pauta inicial. Um dos principais é esse (aproximar os pequenos empresários da entidade). Hoje, temos em torno de 5 mil associados que se encaixam nesse grupo. São eles que tem a maior dificuldade de fazer a gestão de suas empresas. Então, queremos dar a eles ferramentas para impulsionar seus negócios, como palestras e workshops”, disse.

    Barbieri já tem uma longa história de atuação na sociedade civil organizada de Maringá. Ele é o atual reitor do Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e diretor do Colégio Axia. Foi presidente do Sinepe/NOPR por quatro gestões e do Codem em 2022. Ele assumiu a presidência da Acim em janeiro, em eleição que ajudou a renovar o quadro de conselheiros.

    Costumeiramente, os presidentes da Associação são pessoas ligadas ao empresariado e setor industrial. Barbieri, no entanto, foge a regra, representando o setor educacional. Para ele, a experiência será de grande valia para o desenvolvimento econômico de Maringá e região.

    “Uma pessoa ligada a educação precisa sempre estar à frente de seu tempo. Acabei aprendendo muito sobre a indústria, comércio e prestação de serviços nos últimos anos, durante minha atuação no Codem, por exemplo. Acredito que toda minha experiencia na sociedade civil pode contribuir, mesmo eu não sendo diretamente ligado ao setor industrial. Quero ajudar a formar líderes e pessoas que possam a vir assumir a associação um dia”, relatou.

    E a experiência com educação é uma das bandeiras defendidas por Barbieri em sua gestão na entidade. De acordo com o presidente da Acim, oferecer qualificação para os associados é um dos melhores caminhos para a solidez do setor em Maringá.

    “Aceitei esse desafio por acreditar que o educador pode contribuir muito para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade e de uma entidade. Lidando com a educação todos os dias, reconheço a importância dela para a sociedade. Por isso, planejamos também estar sempre oferecendo cursos de capacitação, workshops e palestras para nossos associados”, afirmou.

    Foto: Divulgação/Acim

    Comentários estão fechados.