Hemepar solicita doação de sangue para atendimento às vítimas de Jandaia do Sul

As doações podem ser feitas em qualquer unidade do Hemepar, especialmente em Maringá, Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí e Campo Mourão.

  • A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) solicita doações de sangue do tipo O e A negativo para atendimento às vítimas da tragédia ocorrida em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, nesta quinta-feira (9).

    As doações podem ser realizadas em qualquer unidade do Hemepar, especialmente em Maringá, Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí, e Campo Mourão.

    O secretário de Estado da Saúde, César Neves, esteve na cidade para acompanhar o atendimento as vítimas e familiares, a pedido do governador em exercício, Darci Piana. “Neste momento de dor e sofrimento, contamos com a solidariedade da população paranaense para que realizem doações de sangue, em qualquer unidade da hemorrede, para que possamos continuar garantindo o atendimento aos feridos nesta terrível tragédia”, solicitou.

    Segundo o Hemepar, as doações precisam ser agendadas, de maneira escalonada, para que o fluxo de doação permaneça regular no período de 15 a 20 dias. “As plaquetas têm validade de cinco dias, então se recebermos todas as doações de uma só vez, em menos de uma semana podemos perder grande parte deste sangue doado”, explica a diretora da unidade, Liana Labres de Souza.

    As doações podem ser agendadas pelo link ou pelos telefones disponíveis no site da Sesa, em “Onde doar sangue”.

    AEN

    Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

    Comentários estão fechados.