Câmara aprova projeto que amplia em 4 vezes os gastos com publicidade de empresa pública

As empresas públicas podiam gastar até 0,5% do orçamento com publicidade; o projeto permite que os gastos cheguem a 2% do orçamento bruto.

  • A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta de 0,5% para até 2% da receita bruta operacional o limite de despesas com publicidade e patrocínio por empresa pública e sociedade de economia mista em cada exercício, além de mudar limites de gastos em ano eleitoral. O texto segue para o Senado.

    Pelas regras atuais, é possível atingir os 2% por proposta da diretoria justificada com base em parâmetros de mercado do seu setor e mediante aprovação pelo respectivo Conselho de Administração.

    O substitutivo aprovado pelos deputados muda também o período mínimo de desvinculação da estrutura decisória de partido político ou de trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral para que o indicado possa tomar posse em cargo de diretoria ou de conselho de administração de empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

    A mesma regra também foi estendida para as agências reguladoras. A decisão beneficiou Aloísio Mercadante, que agora poderá assumir o BNDES sem nenhum questionamento jurídico.

    Agência Brasil / Foto: Elaine Menke-Agência Câmara

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