Tempo estimado de leitura: 4 minutos
A vida moderna nos empurra para uma rotina cada vez mais agitada, onde encontrar tempo para se exercitar regularmente pode parecer um luxo. Mas, e se eu te dissesse que aqueles minutos suados reservados apenas para os fins de semana já podem trazer grandes benefícios para sua saúde? Essa é a boa notícia que vem de um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Hangzhou, na China.
Ao analisarem dados de 75 mil britânicos ao longo de oito anos, os pesquisadores descobriram que os chamados “atletas de fim de semana” — aqueles que conseguem encaixar pelo menos 150 minutos de exercício em dois dias da semana — têm o mesmo nível de proteção contra demência, derrame e Parkinson que aqueles que se exercitam regularmente ao longo da semana. Isso mesmo, não é preciso ser um frequentador assíduo da academia para colher os frutos da atividade física.
O estudo, publicado na renomada revista Nature Aging, observou que 39% dos voluntários se encaixavam nessa categoria de atletas de fim de semana. Durante o período analisado, 530 pessoas foram diagnosticadas com demência, 1.468 sofreram derrames e 319 foram diagnosticadas com Parkinson.
A boa notícia é que aqueles que concentraram suas atividades físicas no final de semana conseguiram reduzir significativamente o risco dessas doenças, além de apresentarem menores índices de transtornos depressivos e ansiedade.
Esse achado científico não é isolado. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) chegaram a conclusões semelhantes ao analisarem a saúde de 350 mil norte-americanos.
Segundo o estudo brasileiro, o que realmente importa é o volume total de atividade física realizado durante a semana, independentemente de como ela é distribuída. Ou seja, tanto faz se você se exercita um pouco todos os dias ou concentra tudo no sábado e no domingo — os benefícios para a saúde são os mesmos.
Essa é uma excelente notícia para quem vive na correria. A possibilidade de concentrar os exercícios em dois dias da semana pode facilitar a adesão a uma rotina de atividade física, já que se torna mais viável para quem tem uma agenda apertada. Afinal, o importante é manter o corpo em movimento, e não necessariamente a frequência com que você vai à academia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem entre 150 e 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana. Se pensarmos bem, 150 minutos divididos em dois dias não parece tão assustador, certo?
Para aqueles que ainda estão buscando uma forma de incluir a atividade física na rotina, saber que até mesmo os fins de semana podem ser suficientes para garantir saúde mental e física é um verdadeiro alívio.
Portanto, se você se sente pressionado por não conseguir se exercitar todos os dias, relaxe. O que importa é o compromisso com seu bem-estar, seja na academia, no parque ou até mesmo na sala de casa, desde que você esteja se movimentando.
Comentários estão fechados.