Calor sem precedentes no Brasil: Consequências para o coração

Com o calor atingindo níveis recordes no Brasil, é crucial estar ciente dos impactos que as altas temperaturas podem ter em nossa saúde.

  • Na última semana, a trágica ocorrência da morte de uma jovem brasileira, fã da Taylor Swift, foi pauta em todos os jornais.

    Segundo os noticiários, o calor no local do show era extremo, a sensação térmica no estádio chegava aos 60ºC. Segundo a secretaria municipal de saúde, o motivo da morte foi parada cardiorrespiratória.

    Com o calor atingindo níveis recordes no Brasil, torna-se crucial estar ciente dos impactos diretos que as altas temperaturas podem ter em nossa saúde, especialmente no sistema cardiovascular.

    Altas temperaturas podem desencadear eventos cardiovasculares, especialmente em ambientes lotados e com exposição prolongada ao calor intenso. O corpo sofre:

    • Desidratação: Tonturas e sensação de desmaio devido ao calor excessivo pode levar à desidratação, aumentando o esforço do coração para bombear o sangue.
    • Aumento da frequência cardíaca: O corpo tenta dissipar o calor através do aumento do fluxo sanguíneo para a pele, resultando em um aumento na frequência cardíaca.
    • Estresse no sistema cardiovascular: A exposição prolongada ao calor pode causar estresse no sistema cardiovascular, especialmente em pessoas com condições cardíacas pré-existentes.
    • Tornozelos podem ficar inchados devido ao aumento do fluxo sanguíneo.

    Diante disso, seja em qual local for, tente seguir essas dicas para se previnir e aliviar os sintomas do calor no seu corpo.

    Hidratação constante: Beba água regularmente para manter a hidratação, especialmente em ambientes quentes.

    Evite exposição prolongada: Limite o tempo de exposição ao calor, especialmente em eventos lotados.

    Vista-se adequadamente: opte por roupas leves e claras para ajudar na regulação da temperatura corporal.

    Reconheça sintomas: Esteja ciente de sintomas como tontura, falta de ar e batimentos cardíacos irregulares.

    A tragédia recente serve como um alerta para todos nós. O calor extremo pode representar um risco significativo para a saúde cardiovascular.

    A prevenção é a chave. Ao adotar medidas simples, podemos garantir que nosso coração esteja protegido durante os dias quentes. Cuide de si mesmo e compartilhe essas informações vitais com seus entes queridos. A saúde do coração não pode esperar.

    Foto: Freepik

    Comentários estão fechados.