Metamorfose Maringaense

Na coluna desta semana, nosso colunista e professor Vitor Nogami discorre sobre os 75 anos da nossa ‘Cidade Canção’.

  • Maringá completou 75 anos em 2022. Desde sua fundação a cidade adotou diferentes identidades, começando por ‘Cidade Canção’. Sucesso nas rádios nos anos de 1930, a música ‘Maringá, Maringá’ de Joubert de Carvalho tinha forte apelo popular, fato que contribuiu para constituição do nome da cidade. Para manter esta tradição, até hoje acontece o Festival de Música Cidade Canção (FEMUCIC), com objetivo de promover a musicalidade brasileira na região.

    Você com certeza já deve ter ouvido que Maringá é uma ‘Cidade Planejada’. Além da questão musical, sua origem também envolve a venda de lotes promovida pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). Desde o início a cidade cresceu com base na comercialização de terras de tal modo que seu crescimento ocorresse de forma estruturada. Avenidas largas, diversas rotatórias, incentivo ao comércio e serviço em detrimento à indústria e forte parceria entre a iniciativa pública e privada são elementos que alimentam esse perfil de cidade planejada.

    Cidade Verde’ ou ‘Cidade Arborizada’, tenho certeza de que você já ouviu. Essa característica é vibrante, quem chega à cidade logo se depara com praças, parques e ruas rodeadas de grandes e lindas árvores. Inclusive, muitos prêmios já foram concedidos à cidade por manter essa vivacidade, motivo de orgulho para os maringaenses.

    Também não é de se negar a quantidade de universidades e faculdades presentes por aqui, daí vem mais uma identidade, ‘Cidade Universitária’. Existem milhares de estudantes que vieram de outras cidades e estados para Maringá com intuito de estudar e depois voltar para suas cidades ou ir para grandes centros. No entanto, acabaram criando raízes, constituindo empresas e formando famílias. Eu sou um desses.

    Mais recentemente o título de melhor cidade para se viver tem trazido à cidade a imagem de local seguro, com economia ativa e repleta de oportunidades. Esse título tem feito com que muitas pessoas de fora, inclusive de grandes centros, escolham Maringá como a cidade para se viver. Esse movimento tem a transformado em ‘Maringá Empreendedora’, uma cidade não só para se viver, mas também para se investir e realizar negócios.

    Por último, principalmente motivada pela ‘Maringá Encantada’ na época do Natal, a cidade tem buscado se posicionar como ‘Cidade Turística’. É bem verdade que não temos por aqui praias, cataratas ou monumentos históricos, mas a cidade tem buscado superar esse obstáculo e levantar essa bandeira de outras formas. Não só a população das cidades satélites tem Maringá como destino turístico, pessoas que viajam mais de 300 ou 400 quilômetros para conhecer o túnel de luz e andar de roda gigante têm sido cada vez mais frequente.

    Qual deverá ser a próxima identidade de Maringá? Cidade moderna? Cidade inteligente? Cidade sustentável?  Só o tempo dirá. Mas, uma coisa é certa, a metamorfose maringaense continuará.

    Prof. Vitor Koki da Costa Nogami

    Departamento de Administração – DAD

    Universidade Estadual de Maringá – UEM

    [email protected]

    INSTAGRAM | YOUTUBE | LINKEDIN | CURRÍCULO  LATTES | DATAMARKET

    Foto: Jonathan Santos

     

    Comentários estão fechados.