Agenda cultural de 29/07 a 04/08

Compartilhar

Espetáculos, teatro, cinema e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 29 de julho e 04 de agosto.
Foto: Canva

Livro

Foto: Gabriel Brunini

Hoje (29/7) o Slam Pé Vermelho promove o segundo lançamento do livro “Poesia é o Conselho”, publicação que reúne 22 poemas de 11 poetas que já participaram do slam desde a sua criação, em 2019.  Adriana Souza, Black L. Diamond, Bolinha Podre, Devequi, Franciely Contrigiani, Luieasy, Madu, Renan Parma, Sólon, Suélen Domingues e Tarik Adão são os nomes que integram a coletânea, 10 deles publicando pela primeira vez em livro. O evento será acessível em Libras e contará com apresentação de DJ. O livro será distribuído gratuitamente a todos os interessados.

Esta publicação foi viabilizada por meio do Prêmio Aniceto Matti. Foram impressos 500 exemplares. Na ficha técnica do livro estão Érica Paiva Rosa na organização e curadoria; Ana Favorin na revisão e fotografia; Pedro Marques na produção executiva do projeto; Gabriel Brunini na fotografia e Daniel Minchoni no design. Também foi produzido um audiobook, ou seja, uma versão acessível ao público cego e com baixa visão, que poderá ouvir os poemas. Esse material será disponibilizado para as bibliotecas municipais de Maringá e as gravações serão lançadas nos canais do Slam Pé Vermelho em plataformas de streaming ao longo do semestre.

Más Monas

Foto: Quebra Galhos Comunicação

As últimas oportunidades de assistir ao espetáculo “Más Monas”, do Coletivo Haus of X, são neste final de semana. As duas últimas sessões são neste sábado e domingo, 30 e 31 de julho, às 20h, no Teatro Barracão. A entrada é gratuita, a classificação é livre e tem interpretação em Libras em todas as sessões.

Com direção e dramaturgia de Lua Lamberti, a peça se utiliza da autoficção para trazer um conjunto de narrativas e memórias de infância da família transformista Haus of X, trazendo para a cena as drags Galathea X, Ramonita X e Ursula Xcar em uma estética cabaré, com música, dança e acrobacia. Areta, Drag Queen do intérprete de libras Renan Parma, compõe o elenco integrando a Libras à cena.

Convite ao Teatro

Foto: Valeria Felix

A palhaça Incrível Teimosa, de Londrina, faz sua última apresentação pelo projeto Convite ao Teatro. O espetáculo “Que festa é essa, criatura?” acontece nesta sexta-feira (29) às 20h no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

A peça conta a história de uma palhaça que é contratada pela mulher mais rica da cidade para animar uma festa, mas não faz exatamente aquilo que se esperava dela! A Incrível Teimosa desmistifica a ideia de que a “palhacinha”, ou seja, a figura feminina, precisa ser sempre e somente meiga e comportada. Ela toca guitarra, gosta de rock, brinca de guerrinha de almofadas, entre muitas outras estripulias que o patriarcado diz pertencer socialmente à figura masculina.

Documentário

Foto: Renato Domingos

Neste sábado, 30/07, estreia o documentário “Caminhos da Cidade”, um projeto de Bruno Pesch, realizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Às 19h será feita uma exibição aberta ao público no Ateliê Culturama, que fica na Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147. As imagens foram feitas por Renato Domingos e Felipe Halison, da IDX Produções Artísticas (este último assina também a edição).

“Caminhos da Cidade” é um projeto de Artes Visuais que transforma em arte as passagens do cotidiano por onde a população maringaense transita. Os participantes das oficinas recriaram seus caminhos artisticamente em três linguagens: Desenho, Aquarela e Escultura em Arame. O projeto foi realizado durante três finais de semana entre abril e maio de 2022 e o documentário mostra um pouquinho de como foi e das percepções dos participantes.

Virada cultural

Foto: Camila Alcântara

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove mais uma edição da Virada Cultural neste final de semana. Desta vez as atrações artísticas irão se apresentar na Praça Salgado Filho, também conhecida como praça do antigo aeroporto, na Av. Dr Gastão Vidigal. Entre as atrações nacionais estão os shows de Gal Costa (dia 30/7 às 21h) e Sepultura (dia 31/7 às 21h), mas também vai rolar atrações locais, como Rubia Divino, Cirqueridum e Dj Don Nattus, além de feira de artesanato e food trucks. No sábado o encontro é a partir de 16h e no domingo a partir das 14h30.  

Exposição

Dia 04/08 às 19h é a abertura da exposição “Forjada pelo Tempo”, produzida pelo Coletivo Duas Marias, de Cascavel. Formado pelas artistas Malu Rebelato e Nani Nogara, graduadas e pós-graduadas em Arte Visuais, o Coletivo trabalha com fotografia artística performática e tem como tema o ser feminino. A exposição ficará disponível até o dia 30/09, no Teatro Calil Haddad, com classificação livre.

“Forjada pelo tempo” faz uma analogia entre as divindades da mitologia universal com o ser feminino contemporâneo. Deusas e heroínas de distintas culturas criam vida através das obras em fotografia, vídeo e instalação.

Também serão realizadas palestras e mesas redondas, visando despertar à crítica, à reflexão e ao rompimento de paradigmas. A oficina de Fotografia Performática será nas dependências da UEM, nos dias 02 e 03/08 às 17h30. Mais informações: https://www.instagram.com/coletivoduasmarias/

Cinema italiano

Entre os dias 4 e 10 de agosto Maringá recebe pela primeira vez o festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano, no Cineflix do Maringá Park. O objetivo do projeto é ampliar o circuito e levar o melhor do cinema italiano contemporâneo a diversas cidades do Brasil. Mais de 10 filmes integram a programação, inclusive com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, circulando por 15 cidades brasileiras, sobretudo capitais e, no meio delas, Londrina e Maringá. Confira aqui as opções e horários para Maringá: https://br.festadocinemaitaliano.com/programa-e-locais/maringa

Coletivo Sibipiruna

No próximo dia 6/8 tem mais uma edição do Coletivo Sibipiruna. Desta vez o encontro é na Urban Arts, a primeira rede de galerias de arte digital do país, que tem unidade em Maringá desde 2018, localizada na Rua Silva Jardim, 366 – Zona 01.

O Coletivo Sibipiruna, organizado por Marcos Verdeiro e Aurilene Meneguetti, é um encontro de criativos, uma festa do design autoral e independente em que os artistas da cidade e região expõem e comercializam seus produtos. Nesta edição mais de 30 marcas de Maringá, Londrina e Cianorte, estarão presentes, expondo e colocando para venda objetos de decoração, vestuário, acessórios para casa e corpo, cosméticos naturais, ilustrações e muito mais.

Quem acredita em um cenário mais colaborativo e unido dentro da economia criativa da nossa cidade deve prestigiar. Além de conhecer as novas coleções de marcas locais, também é possível tomar um chope, saborear delícias e curtir atrações culturais, como DJs e a cantora Cau Russo. A entrada é gratuita.

O tema desta edição é C’ALMA ou “com alma”. A proposta é comemorar a essência, o impulso que faz pensar e criar produtos que carregam significado, singularidades e a energia do novo feito com sentimento, ou seja, produtos com alma!

Estreia

A atriz, escritora e diretora Majô Baptistoni estreia no sábado, 6 de agosto, o solo “Memórias de Aninha”, inspirado na obra poética de Cora Coralina e com dramaturgia e direção de Marco Antonio Garbellini.

Montado de forma independente ao longo de um ano, o duo se reuniu com o desejo de trazer para o público o universo poético da escritora goiana, no qual se faz presente a delicadeza, a memória da infância, da juventude, a sabedoria da velha senhora, o universo de mulheres de todos os tempos.

A equipe criadora, sem muitos artifícios dramáticos, busca transformar os poemas em depoimentos. Assim como é a obra de Cora, trabalham pautados na palavra, a criação de algumas imagens que os guiem dentro desse universo, dos acontecimentos cotidianos, da delicadeza, dos silêncios.

A apresentação é às 20h no Auditório Luzamor (Rua Néo Alves Martins, 1704), com ingressos vendidos a R$ 20.

Arte urbana

O artista e produtor cultural Marcelo Goto vai ministrar uma oficina de graffiti nível iniciante no dia 7 (domingo). Vai ser no Ateliê Culturama e o material está incluso. São apenas 10 vagas e o investimento é de R$ 200. Marcelo Goto organizou os Encontros de Graffiti e também é um dos organizadores do Fima – Festival de Ilustração de Maringá. O Culturama fica na Rua Pion. Marcelino Leonardo, 147. Informações e inscrições no instagram @atelieculturama.

No mesmo dia o espaço abriga a Feira de Arte Urbana com 15 expositoras vendendo artesanato e comidinha artesanal, chopp, DJ Camis, batalha de rima, etc.

Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas