Por que a inclusão deve ser prioridade na sua empresa?

A diversidade e inclusão vai além de preencher cotas: tem a ver com construir um ambiente de igualdade, justiça, e sem discriminação.

  • A diversidade e inclusão vai além de preencher cotas: tem a ver com construir um ambiente de igualdade, justiça, e sem discriminação.
    Imagem: Freepik / Foto criada por @lookstudio

    Sabemos que é importante incluir pessoas diversas em nossas empresas, mas afinal o que é realmente inclusão e como implementá-la para o bem-estar de todos no ambiente de trabalho? Qual o papel da liderança na promoção da diversidade?

    A inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada por quaisquer diferenças, inclusive de idade, gênero, preconceito social ou racial. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

    A diversidade está ligada ao respeito à variedade de atributos dos indivíduos. O discurso da diversidade e inclusão ganhou notoriedade nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, mas poucas empresas conseguem aplicá-lo de fato no dia a dia do trabalho, mesmo que a importância, cada vez mais crescente, de montar um time diverso seja amplamente divulgada.

    A sua empresa já promove a diversidade? O principal motivo para incentivar a inclusão na sua empresa é ter um time diverso, amplificando o desenvolvimento cultural e emocional dos colaboradores.

    Essa diversidade no ambiente de trabalho eleva a criatividade, engajamento e a sensação de pertencimento dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam acolhidos e felizes por serem quem são e por fazerem parte daquela empresa. Além disso, a inclusão diminui o preconceito e aumenta as chances de descobrir talentos diversos.

    Outro fato sobre a diversidade que os líderes, CEOs e gerentes precisam se atentar é que não basta contratar algumas pessoas para preencher cotas. A diversidade e inclusão vai muito além disso, afinal estamos falando sobre pessoas, suas individualidades e vivências que as tornam únicas e as fazem ser quem são. Portanto, quando você decidir promover a inclusão no ambiente de trabalho é de extrema importância construir um ambiente de igualdade, justiça, e sem discriminação.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @pikisuperstar

    O líder deve ser o exemplo que estimula políticas e práticas inclusivas promovendo um engajamento dos colaboradores. Outra ação necessária é tornar a cultura da diversidade transparente, focar em educação e treinamentos para estimular conversas sobre diversidade e inclusão, além de assegurar o bem-estar e a segurança com políticas internas de zero tolerância à violência, fortalecendo, assim, a inclusão e a diversidade em toda a organização.

    De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é o estado de saúde em que o indivíduo pode perceber suas próprias habilidades, o que faz com que ele consiga enfrentar as pressões normais da vida e do trabalho. A saúde mental no trabalho tem um grande impacto na produtividade e na felicidade dos colaboradores, por isso esse debate ocupa posição central nos diálogos empresariais. Um ambiente inclusivo foca no bem-estar físico e psicológico do colaborador.

    Diversificar é preciso, e desenvolver a cultura organizacional da sua empresa levando em consideração a inclusão pode trazer grandes diferenciais e vantagens, uma empresa pautada na diversidade se destaca por si só no mercado, ganhando destaque junto ao seu público. Além de não ter fronteiras para atrair os melhores colaboradores, deixando para trás os estereótipos e focando nas pessoas independente da sua sexualidade, classe social, deficiência, entre outros.

    A Trianon Consultoria em RH e Negócios é um exemplo de empresa que preza pela diversidade. Primeiramente, somos uma empresa que serve à vida, desenvolvendo pessoas e empresas. Servimos pessoas jurídicas e físicas. Servimos pessoas que, genuinamente, são pessoas e por isso prezamos tanto pela inclusão e diversidade no ambiente de trabalho.

    A sabedoria surge das experiências de aprendizagem que são acumuladas ao longo da vida, a partir dessa sabedoria queremos construir um mundo mais colaborativo e sustentável; é a partir de nós, pessoas, que começa a surgir as grandes transformações. Vamos promover a inclusão no ambiente empresarial?

    Comentários estão fechados.